metropoles.com

Sob Lula, Arthur Lira mantém seu latifúndio no governo

Presidente da Câmara, que apoiava Bolsonaro e agora pisca para o governo do PT, segue dono de cargos que movimentam verbas generosas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
José Cruz/ Agência Brasil
Arthur Lira e Lula
1 de 1 Arthur Lira e Lula - Foto: José Cruz/ Agência Brasil

Ex-aliado de primeira hora de Jair Bolsonaro e agora em fase de, digamos assim, negociação com Lula, Arthur Lira mantém cargos importantes no atual governo.

Na semana passada, o presidente da Câmara e um dos mais poderosos chefões do notório PP, partido que é um dos pilares do Centrão, conversou longamente com o diretor-presidente da estatal Companhia Brasileira de Trens Urbanos, a CBTU, José Marques de Lima.

Não era um despacho trivial: Arthur Lira é, desde o governo de Michel Temer, o “dono” do cargo e Lima, que antes de assumir a cadeira em Brasília ocupava a chefia da companhia em Alagoas, estado do deputado, é seu apadrinhado.

Há anos a CBTU, que administra redes de trens em zonas urbanas e é dona de um polpudo orçamento, se transformou em um feudo do PP. E, como é comum em situações do tipo, já rendeu alguns embaraços para figuras graúdas do partido, incluindo o próprio Lira, que em 2019 virou réu na Justiça sob a acusação de receber propina para interferir em decisões da estatal.

Outros domínios

A companhia de trens não é o único naco da máquina federal sobre o qual o presidente da Câmara mantém influência mesmo após a posse de Lula.

Ele segue poderoso em outras frentes, como a estatal Codevasf, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, conhecido escoadouro de verbas bilionárias provenientes especialmente das emendas parlamentares, e do DNOCS, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas.

Isso ocorre tanto em Brasília quanto em escritórios regionais dos dois órgãos. O apoio de Lira foi fundamental, por exemplo, para que comando nacional da Codevasf permanecesse nas mãos de um indicado do também deputado Elmar Nascimento, líder do União Brasil e seu aliado preferencial na Câmara. A Codevasf, como se sabe, é alvo de uma série de suspeitas de corrupção envolvendo recursos do chamado orçamento secreto, mas no atual governo tudo continua como antes.

Também segue sob a batuta de Arthur Lira a superintendência da Codevasf em Alagoas, não por acaso comandada desde 2021 por um primo dele. A superintendência da Incra no estado é outra que está em família: é igualmente chefiada por um primo de Lira. No mês passado, o governo alterou as chefias do órgão em 19 estados. Sete permaneceram sem mudanças, incluindo o escritório alagoano. A representação local da CBTU também é do deputado e está entregue ao irmão de um assessor do PP na Câmara muito próximo a Lira.

O Brasil, como se vê, muda para mudar pouco.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?