metropoles.com

PGR interina muda “método” de Aras para casos sensíveis

Elizeta Ramos, que ocupa o cargo até Lula nomear novo procurador-geral, não quer investigações vinculadas diretamente a seu gabinete

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Carlos Moura/STF
Em foto colorida, a subprocuradora-geral da República Elizeta Ramos, que assumiu interinamente a PGR no lugar de Augusto Aras
1 de 1 Em foto colorida, a subprocuradora-geral da República Elizeta Ramos, que assumiu interinamente a PGR no lugar de Augusto Aras - Foto: Carlos Moura/STF

Elizeta Ramos, que assumiu interinamente o cargo de procuradora-geral da República, já sinalizou internamente que não quer repetir o modelo adotado por Augusto Aras na condução das investigações que envolvem autoridades com foro privilegiado.

Embora a PGR tenha uma equipe encarregada de cuidar especificamente dos inquéritos e processos criminais que correm no Supremo Tribunal Federal e no Superior Tribunal de Justiça, Aras segurava em seu gabinete alguns casos que considerava mais sensíveis e os deixava a cargo de sua assessoria direta.

Logo após sentar-se na cadeira, Elizeta deixou claro que não concorda com esse método e pediu um levantamento minucioso desses casos. Ela avisou que quer que todos os procedimentos criminais sejam tocados pela assessoria criminal da PGR.

A partir da posse de Elizeta Ramos, pelo menos dois integrantes do time que conduzia os processos criminais haviam sido designados durante a gestão passada foram desligados.

A chefia da assessoria criminal, que por um longo período do mandato de Aras ficou com Lindôra Araújo, apontada como a quintessência do bolsonarismo na PGR, também mudou. A função — que pelo protocolo cabe a quem ocupa a posição de vice-procurador-geral — agora está com a subprocuradora Ana Borges Coelho Santos.

No governo Lula, há quem defenda que o presidente deve se apressar e indicar logo o novo procurador-geral sob o argumento de que deixar o cargo nas mãos de Elizeta por muito tempo representa um risco. O motivo: ela é apontada por alguns como simpatizante da Operação Lava Jato.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?