metropoles.com

PF planejou transferir delegado do caso Milton Ribeiro

Como a coluna antecipou, o Ministério Público Federal vê indícios de que o presidente Jair Bolsonaro interferiu na investigação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Polícia Federal – operação Panatenaico
1 de 1 Polícia Federal – operação Panatenaico - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Até a tarde desta quinta-feira, estava praticamente definida na cúpula da Polícia Federal a transferência, para um outro setor, do delegado responsável pelas investigações que levaram à prisão do ex-ministro Milton Ribeiro.

O delegado Bruno Calandrini integra atualmente o setor de inquéritos especiais da PF, responsável por investigações sensíveis que envolvem autoridades. O plano da direção era transferi-lo para a Divisão de Repressão a Crimes Cibernéticos.

Caladrini virou personagem da mais nova crise na corporação após apontar, em um grupo de delegados, interferência de superiores na condução do inquérito sobre o suposto esquema de corrupção montado no MEC, no qual Milton Ribeiro é investigado.

Nesta sexta-feira, as suspeitas de interferência mudaram de patamar.

Como a coluna antecipou mais cedo, o Ministério Público Federal viu no inquérito indícios de que o presidente Jair Bolsonaro pode ter interferido na investigação. Em razão do foro privilegiado de Bolsonaro, o caso foi enviado para o Supremo Tribunal Federal.

Depois, a Globonews revelou o áudio que embasa a suspeita do MPF: em um telefonema interceptado pela PF, Milton Ribeiro disse à filha ter recebido de Bolsonaro uma ligação na qual o presidente dizia acreditar que haveria buscas em sua casa.

Indagada se o plano de transferir Calandrini está mantido, a PF se recusou a dar informações sobre o assunto. Em resposta a perguntas enviadas pela coluna, a assessoria de imprensa da corporação afirmou que “não trabalha com informações de cunho pessoal”.

“Solicitamos que utilize este canal para enviar apenas demandas de interesse institucional da Polícia Federal”, prossegue a resposta, como se a transferência do delegado encarregado de um caso tão rumoroso não fosse assunto de interesse público e passível de explicações.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?