metropoles.com

Pedido para “pegar leve”: Bolsonaro tentou apelar a Alexandre de Moraes de última hora

Recado foi enviado por meio de um deputado federal apontado no PL como “ponte” entre Valdemar e o ministro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Aline Massuca
Na imagem colorida, um homem está centralizado. Ele usa terno e gravata escura e camisa branca
1 de 1 Na imagem colorida, um homem está centralizado. Ele usa terno e gravata escura e camisa branca - Foto: Aline Massuca

Com a ajuda de Valdemar Costa Neto, presidente de seu partido, o PL, Jair Bolsonaro recorreu a um interlocutor com acesso ao ministro Alexandre de Moraes para mandar uma espécie de “pedido de clemência” dias antes do julgamento do Tribunal Superior Eleitoral que selou sua inelegibilidade.

A tentativa de fazer o apelo chegar a Moraes foi feita por intermédio do deputado federal paulista Antonio Carlos Rodrigues. Também filiado ao PL, Rodrigues é muito próximo de Valdemar Costa Neto e, dentro do partido, é tido como um canal entre ele e Moraes. O deputado e o ministro se conhecem há tempos e cultivam boa relação.

Bolsonaro sabia, no fundo, que eram praticamente nulas as chances de não ser declarado inelegível pelo TSE. Também tinha consciência de que o apelo a Moraes não funcionaria, até porque o veredicto dependia também dos votos dos outros ministros da Corte. Mas quis fazer o gesto mesmo assim para, ao menos, frear o ímpeto do ministro no julgamento.

O pedido ao deputado Antonio Carlos Rodrigues para que levasse o recado foi feito recentemente, em um encontro em São Paulo com Valdemar. Antes, Bolsonaro autorizou que a súplica fosse feita em nome dele. Basicamente, queria que Alexandre de Moraes “pegasse leve”, segundo o relato de uma fonte a par da conversa. Mandou dizer, ainda, que não leva para o lado pessoal as diferenças com o ministro e que, assim como Moraes, ele sofre com ataques e ameaças.

Aparentemente, a tentativa de fazer a mensagem chegar não funcionou: até a última quinta-feira (29/6), o deputado Rodrigues sequer havia dado retorno dizendo se havia conseguido entregar o recado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?