metropoles.com

Palácio voador: de tão luxuoso, novo Aerolula passará por ajustes

Como a coluna antecipou, aeronave escolhida para servir a Lula voava transportando sheiks do mundo árabe

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert / PR
Em foto colorida, Lula aparece diante do avião presidencial
1 de 1 Em foto colorida, Lula aparece diante do avião presidencial - Foto: Ricardo Stuckert / PR

Por mais que o Palácio do Planalto negue oficialmente, o novo avião presidencial já está escolhido, como a coluna informou na semana retrasada, e só uma decisão drástica pode alterar os planos.

O processo de escolha, conduzido por oficiais da Força Aérea Brasileira a partir de um pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, está tão avançado que já há até um esboço de cronograma para deixar a aeronave em condições de ser integrada à frota da Presidência.

O avião já chegará configurado para transporte VIP, com ampla suíte de casal, sala de jantar, espaços para reuniões, banheiros completos (com chuveiro incluído) e uma série de outras comodidades.

Mas tem um detalhe: de tão luxuosa, a aeronave terá que passar por algumas pequenas adaptações antes de começar a voar com Lula a bordo.

Fontes graduadas ouvidas pela coluna estimam que serão necessários três meses, aproximadamente, para fazer esses ajustes.

Também será preciso instalar um cabeamento especial para permitir que Lula, os demais passageiros e a tripulação tenham um serviço seguro de internet a bordo.

Como é praxe no mercado, o negócio será fechado com o banco detentor do contrato de leasing firmado com o usuário anterior da aeronave. O valor da transação é mantido em sigilo, mas é certo que será algo na casa das centenas de milhões de reais.

Conforto de sheik

Se a ideia era viajar com mais tranquilidade, Lula terá conforto digno de um sheik. Literalmente. Como a coluna antecipou, a aeronave escolhida pela FAB vinha sendo utilizada, até há pouco, por multimilionários do mundo árabe.

É um daqueles aviões de padrão super VIP, que geralmente são montados sob medida para transportar megaempresários e estrelas da música e do cinema, com requinte e comodidade comparáveis aos de um hotel cinco estrelas – no caso em questão, há ainda os exageros típicos dos excêntricos petrobilionários árabes.

“Muito luxuoso”

“É muito luxuoso”, disse à coluna uma das fontes a par do assunto, fazendo questão de acentuar o “muito”. E é justamente por isso que será necessário fazer os pequenos ajustes na configuração.

A ideia é limar alguns excessos, de modo a tornar o avião mais adequado para o uso de um presidente – em geral, jatos do tipo configurados para sheiks árabes costumam ter acabamento interno com detalhes extravagantes, como adornos em ouro, que não pegariam bem se fossem mantidos.

A partir do pedido de Lula para providenciar um avião presidencial melhor, o governo chegou a cogitar a possibilidade de reconfigurar um dos dois Airbus A330 comprados pela FAB durante o governo de Jair Bolsonaro.

Depois, porém, chegou-se à conclusão de que valeria mais a pena comprar no mercado de usados um jato que já esteja configurado para transporte VIP.

Planalto esconde o jogo

Logo após fazer as primeiras viagens internacionais do atual mandato, Lula se queixou do desconforto das aeronaves atualmente disponíveis na frota presidencial – uma delas é o Airbus A319 apelidado de Aerolula (foto), que ele mesmo comprou em 2004 – e ordenou que fosse providenciado um novo avião.

Ele pediu um modelo que tivesse mais espaço interno, com uma suíte confortável para ele e para Janja, sala de reuniões e escritório de trabalho.

Embora nos bastidores o negócio já esteja encaminhado, oficialmente o Palácio do Planalto esconde o jogo. Em nota enviada à coluna, a Secretaria de Comunicação da Presidência da República afirmou que ainda “não há decisão” sobre a compra do novo avião e que, quando houver, o processo “será público e conduzido pela FAB”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?