Os pedidos da bancada do PT a Arthur Lira
Bancada fará reunião com presidente da Câmara. Plano é apontar as propostas que interessam e as que o governo eleito quer ver fora da pauta
atualizado
Compartilhar notícia
Deputados do PT se reúnem nesta terça-feira com Arthur Lira, o atual dono da pauta da Câmara, para dizer a ele quais propostas em tramitação na Casa interessam ao partido e ao governo eleito e quais deveriam ser escanteadas desde já.
A lista de matérias prioritárias é encabeçada, por óbvio, pela chamada PEC da Transição, que prevê a flexibilização do teto de gastos em 2023 para encaixar despesas prometidas por Lula na campanha, como o pagamento do Auxílio Brasil de R$ 600.
Os parlamentares vão dizer também a Lira quais projetos o PT e o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva gostariam de ver fora de pauta. Nesse rol estão propostas defendidas pela atual base governista que, na visão dos petistas, são prejudiciais ao meio ambiente.
Correligionário de Lira no PP, o deputado paranaense Ricardo Barros, atual líder do governo, diz que o presidente da Câmara está disposto a acolher as demandas do governo eleito. Lira se articula para permanecer no posto por mais dois anos, o que ao menos teoricamente favorece as tratativas.
Até o início desta semana, havia expectativa em torno de uma reunião de Lira com o próprio Lula, que chega em Brasília nesta terça-feira. As assessorias de ambos, porém, negaram nas últimas horas que o encontro esteja marcado.