metropoles.com

O futuro de Tarcísio, cada vez mais descolado do bolsonarismo

Eleito governador de São Paulo, o ex-ministro mira carreira solo como liderança de centro-direita

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Fotografia colorida de Tarcísio de Freitas, governador eleito de SP nas eleições de 2022 - Metrópoles
1 de 1 Fotografia colorida de Tarcísio de Freitas, governador eleito de SP nas eleições de 2022 - Metrópoles - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

Depois de integrar o governo de Jair Bolsonaro como ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas conseguiu se eleger governador de São Paulo graças ao apoio do presidente. As campanhas de ambos estiveram conectadas durante todo o tempo. Agora, Tarcísio tenta se afastar do bolsonarismo, num movimento que tende a ficar cada vez mais explicíto.

O futuro governador paulista diz que nunca foi “bolsonarista raiz”, referindo-se à ala mais ideológica dos apoiadores de Bolsonaro. Os seus passos no sentido de se descolar do ex-chefe não param por aí.

Tarcísio tem se aproximado, por exemplo, de ministros do Supremo Tribunal Federal que Bolsonaro trata como inimigos – no início do mês, se reuniu com Alexandre de Moraes. Na montagem da equipe de governo, ele até escolheu alguns nomes mais afinados com a base bolsonarista, mas chamou várias figuras que são mais de centro do que de direita, ou de extrema-direita.

O PSD, que emplacou o vice da chapa de Tarcísio, tem tido amplo espaço. “Dono” do partido, Gilberto Kassab foi chamado para comandar a Secretaria de Governo, um posto-chave da articulação política. É mais um sinal o lugar que o governador eleito pretende ocupar no espectro ideológico.

“É como se Tarcísio fosse do nosso partido”, define o deputado Marco Bertaiolli, do PSD de São Paulo. Assim como outros aliados, o parlamentar diz que o futuro governador trilha um caminho para se consolidar como uma liderança nacional de centro-direita, descolada do bolsonarismo.

“Ele mesmo reconhece que não é bolsonarista raiz. Ele tem uma identidade, provou isso ganhando a eleição”, afirma o também aliado Orlando Morando, do PSDB, o prefeito de São Bernardo do Campo. Morando entende que Tarcísio deve tentar a reeleição ao governo em 2026 para consolidar seu nome na centro-direita e, só depois, tentar a Presidência da República.

O jogo duplo

O descolamento de Tarcísio do bolsonarismo tem sido gradual. Na prática, ele tem feito uma espécie de jogo duplo. Ao mesmo tempo em que se distancia, tenta manter satisfeito o grupo que o ajudou a se eleger. Depois de dizer que nunca foi bolsonarista raiz, por exemplo, ele declarou que Jair Bolsonaro tem sua eterna “admiração e gratidão”.

Mais um aceno ao bolsonarismo foi o convite para que o deputado federal Capitão Derrite, do PL de São Paulo, assuma a Secretaria de Segurança do estado. Derrite integra a chamada bancada da bala e comunga das ideias mais radicais de Bolsonaro. Outros defensores mais ferrenhos do ideário do presidente derrotado estarão no governo paulista: o deputado Roberto de Lucena, do Republicanos, ficou com a pasta do Turismo e o vereador Gilberto Nascimento Jr., do PSC, com a do Desenvolvimento Social.

Aliados de Tarcísio reproduzem o seu discurso. Afirmam que ele é grato a Bolsonaro e comunga de vários dos pensamentos do ex-chefe, mas não se alinhará ao bolsonarismo nas pautas ideológicas.

Para Orlando Morando, Tarcísio fará um governo “híbrido”. “Não vai ser um bolsonarista radical. Algumas pautas vão ser abolidas no governo dele. O Tarcísio não é contra a vacina, por exemplo. Ao mesmo tempo, terá posições duras no quesito segurança. Vai manter pautas conservadoras que irão mantê-lo perto do bolsonarismo, mas ele não foi eleito só por bolsonaristas e tem responsabilidade de fazer um governo para todos os paulistas”, diz o aliado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?