metropoles.com

O efeito Datena no palanque de Lula em São Paulo

Decisão do apresentador sobre ser candidato ou não ao Senado pode definir se o PSB, aliado do PT, disputará o governo contra Fernando Haddad

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ SBT
Datena
1 de 1 Datena - Foto: Reprodução/ SBT

A pressão para que o ex-governador Márcio França (PSB) desista de concorrer ao governo de São Paulo para apoiar o petista Fernando Haddad tem como maior obstáculo hoje um imprevisível candidato do campo bolsonarista: o apresentador de TV José Luiz Datena.

Após idas e vindas partidárias, Datena se filiou ao PSC em abril para ser candidato ao Senado na chapa do ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos), candidato de Jair Bolsonaro ao governo paulista.

Desde então, o apresentador tem aparecido em primeiro lugar nas pesquisas, bem à frente dos demais postulantes à vaga paulista de senador que estará em disputa na eleição deste ano. O desempenho é reflexo da alta popularidade de Datena, que apresenta diariamente em um programa popular na televisão.

A questão é que o PT quer que Márcio França abandone a disputa para o governo e saia candidato ao Senado na chapa de Haddad. O objetivo é ter um palanque único em São Paulo para a candidatura do ex-presidente Lula.

O assunto será discutido em uma reunião que está marcada para os próximos dias. França sabe que está isolado em seu projeto de concorrer ao governo, mas hesita em aceitar o plano petista e se lançar ao Senado porque sabe que será difícil superar Datena.

O pré-candidato do PSB tem monitorado o ânimo eleitoral do apresentador para ter certeza se ele será mesmo candidato ao Senado ou se irá desistir, como já ocorreu antes.

A resposta definitiva virá em breve. Por exigência da lei eleitoral, que obriga apresentadores de TV a deixarem seus programas três meses antes da eleição, Datena terá de sair do ar até o fim desta semana caso queira concorrer.

Nos bastidores, o que se diz é que o apresentador sairá de férias na data-limite e só baterá o martelo sobre a decisão de ser candidato no fim de julho, quando serão feitas as convenções partidárias que definem as chapas para a eleição. À coluna, Datena negou a estratégia. “Vou sair do ar porque sou pré-candidato e não para ganhar tempo. Simples assim”, disse.

Enquanto isso, Márcio França tenta ganhar tempo com o PT. E o PT, ainda sem saber como será o palanque de Lula no maior colégio eleitoral do país, também espera.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?