Diplomacia offline: às vésperas da eleição, cai sistema do Itamaraty
Rede pela qual circulam as comunicações da diplomacia brasileira parou na manhã desta terça. Apagão pode afetar votação no exterior
atualizado
Compartilhar notícia
Faltando poucos dias para o segundo turno da eleição presidencial, o Itamaraty está vivendo um apagão eletrônico.
Desde a manhã desta terça-feira, o sistema pelo qual Brasília e os postos diplomáticos do país se comunicam está offline.
O apagão afeta, por exemplo, o acesso a documentos e a troca de telegramas oficiais, por meio dos quais são enviadas e recebidas as comunicações, inclusive as sigilosas.
Os computadores do Itamaraty nos postos espalhados pelo mundo afora são interligados a servidores que ficam em Brasília, na sede do ministério.
Segundo funcionários da diplomacia ouvidos pela coluna, o problema tem potencial para afetar a preparação das seções eleitorais no exterior para o segundo turno das eleições, no próximo domingo.
São as embaixadas do Brasil que cuidam do processo de votação dos brasileiros que vivem fora do país.
A previsão é que o sistema volte a operar nesta quarta.
Atualização: A seção de imprensa do Itamaraty diz que a interrupção dos serviços foi causada por um problema elétrico na sede do ministério, em Brasília, e que nem todos os sistemas foram afetados. Afirmou, ainda, que a solução já está sendo providenciada e é possível que tudo volte a funcionar ainda nesta terça. O Itamaraty nega que o problema possa afetar a organização do processo de votação no exterior, no domingo.