metropoles.com

Contra as próprias regras, BNDES empresta dinheiro para clube de tiro

Banco repassou R$ 160 mil a uma entidade do Paraná que, na prática, funciona como clube de tiro e loja de armas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fernando Frazão/Agência Brasil
Sede do BNDES, no Rio de Janeiro
1 de 1 Sede do BNDES, no Rio de Janeiro - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

No governo de Jair Bolsonaro, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o BNDES, emprestou R$ 160 mil a uma associação de tiro esportivo, quebrando regras internas que proíbem o incentivo ao comércio de armas.

A beneficiária do financiamento é a Rodrigo Bastos Associação de Tiro Esportivo, que funciona no município de Guarapuava, no Paraná, e atua como estande de tiro, loja de armas e promotora de eventos.

O dono da loja é o medalhista pan-americano na modalidade de tiro ao prato Rodrigo Pimentel Bastos. Ele argumenta que o financiamento não foi irregular porque os recursos foram usados para a compra de um carro, e não para a atividade-fim da associação. A transação foi feita em dezembro de 2021.

“Tive que mudar alguns requisitos da associação para obter essa situação (o financiamento). A associação não é só um clube de tiro. Promovemos eventos, viagens, palestras, bastante coisa. Esse veículo é usado para a associação, viagem, eventos, coisas que preciso carregar”, diz Bastos.

Nas redes sociais do atirador era possível encontrar, até dias atrás, posts com viés claramente bolsonarista — um vídeo publicado por ele no Instagram reproduzia propaganda de Waldir Ferraz, amigo do peito do presidente da República e candidato derrotado a deputado federal no Rio, com ataques à senadora e ex-presidenciável Simone Tebet.

À coluna, o BNDES argumentou que não viu irregularidade no empréstimo porque no cadastro da associação na Receita Federal consta que as atividades da entidade são “produção de eventos esportivos, ensino de esportes e outras atividades esportivas”.

O banco afirmou, porém, que vai rechecar o financiamento. “Uma vez gerada a dúvida acerca das atividades desenvolvidas pela empresa, o Departamento de Conformidade e Prevenção a Fraudes em operações indiretas automáticas do BNDES abrirá procedimento de acompanhamento da operação. Caso seja confirmada a denúncia, as medidas cabíveis serão tomadas”, diz nota enviada pela instituição.

Outras operações

Apesar de deixar explícito em seu site que “não financia comércio varejista de armas para qualquer instituição”, não é a primeira vez que o BNDES quebra as próprias regras. O banco já emprestou dinheiro à maior fabricante de armas do Brasil, a Taurus, e a pelo menos outras duas lojas do ramo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?