Canal vende bitcoins no Telegram em nome de Damares
Senadora bolsonarista nega ter relação com o negócio e prometeu levar o caso à polícia
atualizado
Compartilhar notícia
Um grupo no Telegram que se identifica como canal oficial de Damares Alves no aplicativo e reproduz conteúdo produzido pela equipe da senadora tem aproveitado para, em nome dela, vender criptomoedas aos seguidores.
O canal, com mais de 43 mil seguidores, entremeia vídeos de Damares e outras postagens de cunho político com promessas de prosperidade a partir de investimentos em mineração de bitcoins.
O gabinete da senadora nega que ela tenha qualquer relação com o canal e, em resposta à coluna, disse que já solicitou providências ao Telegram.
Em primeira pessoa
As postagens, sob um cabeçalho que traz a foto de uma Damares sorridente, de terninho preto e camisa verde-bandeira, repetem que os seguidores podem investir qualquer valor e prometem lucros vultosos. Algumas delas apresentam fotos de supostos participantes que conseguiram comprar casas e carros.
Os textos são escritos em primeira pessoa, a ponto de parecer que é a própria senadora bolsonarista quem faz as ofertas. “Assinei um contrato com uma empresa global de mineração de investimentos”, anuncia uma das postagens, antes de oferecer vários “planos” e propor divisão de lucros.
“Para você que tem interesse em mudar sua situação financeira, por que não entrar em contato comigo e fazer parte do time vencedor? Seu futuro está em suas mãos”, diz uma postagem. “Ajudarei 32 pessoas a investir $ 3.000 para ganhar $ 9.500 após 48 horas de negociação, mas elas me enviarão 10% de seu lucro quando o receberem. Pergunte-me como”, promete outra.
O canal alerta os seguidores a, quando mandarem mensagens diretas, tomarem cuidado com golpes e confiarem apenas nas mensagens enviadas a partir de uma conta verificada de Damares. “Minha conta de chat pessoal é verificada no Telegram”, avisa.
Damares diz que vai à polícia
Em nota, o gabinete de Damares no Senado jurou que ela não tem nada a ver com as ofertas e afirmou que levará o caso à polícia.
“A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) não mantém canal de transmissão na rede Telegram. Tampouco oferece serviços de consultoria para aquisição de bitcoins ou qualquer outro tipo de investimento financeiro. A equipe da parlamentar brasilense já denunciou a existência desse tipo de golpe à plataforma Telegram. E diante da recorrência com que isso vem sendo divulgado a senadora decidiu registrar boletim de ocorrência e fazer um alerta geral em suas plataformas oficiais de divulgação: site, Instagram, Facebook, Twitter, TikTok e YouTube”, diz a nota.