metropoles.com

Campanha de Bolsonaro corre em busca de “bala de prata” contra Lula

Até informações ligadas à família do petista estão sendo levantadas pelo QG bolsonarista

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Yanka Romão/Metrópoles
Lula e Bolsonaro
1 de 1 Lula e Bolsonaro - Foto: Yanka Romão/Metrópoles

A equipe da campanha de Jair Bolsonaro está em campo em busca de uma “bala de prata” contra Luiz Inácio Lula da Silva.

O plano, admitem fontes do comando político do quartel-general bolsonarista, é conseguir algo relevante que seja capaz de minar a imagem e ampliar a rejeição do principal rival do presidente.

Em um sinal eloquente de que a campanha não descarta recorrer a baixarias, aliados de Bolsonaro afirmam, reservadamente, que as “pesquisas” em curso incluem informações relacionadas à família do petista.

Uma das principais apostas do QG envolvia o hacker Walter Delgatti, o Vermelho, peça-chave da chamada Vaza Jato, o rumoroso vazamento de mensagens do Telegram que expôs conversas de investigadores da força-tarefa da Lava Jato e foi fundamental para a soltura e a reabilitação política de Lula.

Após se aproximar de Delgatti, que chegou a se reunir secretamente com o próprio Bolsonaro em Brasília, um grupo ligado ao comitê de campanha trabalhava para que ele fizesse revelações comprometedoras contra o PT e contra o ex-presidente.

Uma das estratégias era fazer com que o hacker desse declarações indicando que a Vaza Jato foi maquinada e patrocinada pelo partido justamente para livrar Lula dos processos a que respondia.

A operação, porém, acabou prejudicada porque a trama – conduzida de maneira pouco discreta pela deputada Carla Zambelli — veio a público quando estava em pleno curso. Delgatti, como mostrou a coluna, queria dinheiro para falar.

Com o vazamento da história, na segunda semana de agosto, os chefes da campanha de Bolsonaro ordenaram que Zambelli e os demais envolvidos na aproximação com o hacker dessem um jeito de se descolar dele. Não significa, porém, que o plano tenha sido de todo descartado. No entorno de Bolsonaro, ainda há quem considere a ideia de retomá-lo – a despeito do risco de reeditar alopragens de campanhas do passado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?