Brasil vai mandar policiais para o Catar na Copa do Mundo
Os agentes são da Polícia Federal e atuarão em parceria com as autoridades locais em eventuais incidentes envolvendo brasileiros
atualizado
Compartilhar notícia
O Brasil enviará policiais ao Catar para atuar em conjunto com as forças de segurança do país em eventuais ocorrências envolvendo brasileiros durante a Copa do Mundo, que começa em 20 de novembro.
Policiais de outros países participantes da competição também vão integrar uma espécie de centro de cooperação internacional que funcionará na capital, Doha.
Do Brasil, irão agentes da Polícia Federal. Os vários setores da corporação, incluindo as diretorias de combate ao crime organizado e de inteligência, indicaram policiais para a missão. A PF diz que uma parte das despesas, como hospedagem, será custeada pelos organizadores da Copa.
Para além de auxiliar no atendimento de possíveis incidentes envolvendo torcedores, por exemplo, os policiais trabalharão para agilizar a troca e o levantamento de informações que sejam de interesse dos responsáveis por cuidar da segurança do evento. Os agentes também terão a incumbência de auxiliar na comunicação com a torcida brasileira em casos de necessidade.
Nesta que será a primeira Copa do Mundo em um país árabe, há uma série de preocupações das autoridades de segurança envolvendo o comportamento de torcedores estrangeiros.
O consumo de bebidas alcoólicas, por exemplo, será permitido apenas em locais pré-determinados.
Também há orientações sobre a vestimenta, em razão dos costumes locais. Para circular livremente, os visitantes deverão usar roupas que cubram os joelhos e os ombros.
Além disso, se não quiserem passar por dissabores com a polícia local, os turistas terão que evitar fotografar pessoas estranhas sem a devida autorização, prédios do governo e instalações militares.