metropoles.com

Aeronáutica investiga incidente com avião da Latam

Airbus A320 da companhia quase pousou no aeroporto errado, nesta terça, em um procedimento que poderia resultar em grave acidente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Airbus da Latam que quase pousou em aeroporto errado no interior de São Paulo
1 de 1 Airbus da Latam que quase pousou em aeroporto errado no interior de São Paulo - Foto: Reprodução

A Aeronáutica informou que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, o Cenipa, já está investigando o incidente envolvendo um avião da Latam no interior de São Paulo, na manhã desta terça-feira (14/11).

Como mostrou a coluna, o Airbus A320 partiu de Guarulhos e seguia para São José do Rio Preto. Mas, por um erro, o piloto e o copiloto quase pousaram equivocadamente no aeroporto de Catanduva, cuja pista não comporta aeronaves de grande porte (leia aqui).

Graças a um alerta da torre de controle, que avisou que aquele não era o aeroporto de São José do Rio Preto, o pouso foi abortado em cima da hora (na imagem em destaque, veja a aeronave logo depois de ganhar altura novamente). Se a aterrissagem tivesse ocorrido, seria grande a chance de um acidente grave.

Em resposta à coluna, o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica informou o seguinte: “O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão central do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Sipaer), informa que já está apurando os fatos acerca do evento em questão”.

A Agência Nacional de Aviação Civil, a Anac, afirmou que, em situações do tipo, costuma aguardar as apurações do Cenipa para adotar eventuais providências.

Rumores sobre fadiga dos pilotos

Em grupos privados de pilotos, inclusive da própria Latam, o caso foi largamente discutido e vários deles sugeriram que o quase-acidente poderia estar relacionado a uma suposta carga excessiva de trabalho dos profissionais. Casos de fadiga, defenderam, estariam levando a incidentes como o ocorrido no interior paulista. Houve quem rejeitasse, com argumentos técnicos, a explicação de que o problema teria sido provocado por uma falha de GPS — até porque os aviões da Airbus costumam ser bem servidos desse tipo de equipamento.

Indagada, a Latam negou a relação com sobrecarga de trabalho. “Não tivemos qualquer informação sobre sobrecarga da tripulação”, respondeu a equipe de comunicação.

Pouco antes, a companhia divulgou nota na qual não explicou o incidente. Apenas afirmou que o avião pousou em segurança em São José do Rio Preto.

“A Latam Airlines Brasil informa que o voo LA4640 (São Paulo/Guarulhos-São José do Rio Preto) de hoje (14/11) pousou em total segurança no aeroporto de São José do Rio Preto às 09h31. Todos os passageiros foram desembarcados normalmente. A aeronave iniciou descida na altura de Catanduva até o destino final. A Latam reforça que todas as suas ações visam garantir uma operação segura”, dizia a nota.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?