metropoles.com

A explosão dos clubes de tiro: número de novos registros saltou 113% sob Bolsonaro

Forças de segurança estaduais defendem que estabelecimentos sejam fechados no dia da eleição para diminuir risco de violência

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes sociais
Bolsonaro vai a estande de tiro
1 de 1 Bolsonaro vai a estande de tiro - Foto: Reprodução/Redes sociais

A emissão de certificados oficiais que autorizam a abertura de clubes de tiro no país aumentou 113,5% no governo do presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição.

A quantidade de registros concedidos a entidades de tiro desportivo saltou de 163 em 2018 para 348 em 2021. Os dados são do Exército e foram obtidos via Lei de Acesso à Informação.

No fim de julho deste ano, o total de clubes de tiro em funcionamento em todo o Brasil chegava a 2.095.

Em paralelo, também aumentou o número de pessoas com autorização legal para portar armas graças a medidas de facilitação baixadas pelo governo Bolsonaro.

Com o incentivo declarado do presidente, o total de brasileiros com registro de CACs — sigla para Colecionadores, Atiradores Desportivos e Caçadores — foi de 117.467 para 673.818 entre 2018 e meados de 2022, um aumento de 473,6%, conforme dados do último Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

Preocupação nas eleições

A explosão do número de CACs tem preocupado as forças de segurança estaduais às vésperas das eleições.

Na semana passada, integrantes do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil, o CONCPC, estiveram reunidos com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, e se mostraram temerosos com a combinação entre o clima de acirramento político no país e a profusão de armas legalizadas em poder da população.

A coluna apurou que alguns chefes de polícia propuseram que o tribunal proíba a abertura dos clubes de tiro no dia 2 de outubro para evitar episódios de violência.

O fechamento dos clubes poderia reduzir o risco, já que para circular com armas os atiradores desportivos precisam portar uma guia de tráfego justificando que estão a caminho do local de treino. Com os clubes fechados no dia das eleições, portanto, eles não poderiam andar com os armamentos.

Alexandre de Moraes ouviu a proposta, mas não garantiu que ela será acolhida. A coluna procurou o tribunal para saber se a medida pode ser adotada, mas ainda não obteve retorno.

No dia 30 de agosto, o TSE decidiu, por unanimidade, proibir o porte de arma nas seções de votação e a um raio de 100 metros desses locais. Ao apresentar seu voto, o relator, ministro Ricardo Lewandowski, mencionou o aumento de CACs no país.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?