Velas afrodisíacas? Entenda como o olfato interfere no desejo sexual
Neurocientista explica como diferentes aromas podem fazer com que itens como velas sejam, de fato, afrodisíacas
atualizado
Compartilhar notícia
Não é difícil ver cenas românticas em que pessoas fazem sexo e utilizam velas aromáticas para ambientar o local. Algumas marcas, inclusive, até lançam velas específicas para a hora H, trazendo a informação de que se tratam de “aromas afrodisíacos”. Mas fica a dúvida: o olfato e o desejo sexual realmente têm algo a ver?
De acordo com o neurocientista Fabiano Rodrigues, dados já mostram que pessoas com olfato mais apurado relataram achar suas atividades sexuais mais agradáveis. Mulheres com maior sensibilidade a odores tiveram mais orgasmos durante o sexo, sem contar que homens são sensíveis aos sinais olfativos de excitação sexual liberados pelas mulheres.
“As áreas comuns do cérebro ativadas em resposta ao estímulo de odor incluem a ínsula, o giro frontal inferior e médio e o hipotálamo. O giro cingulado mediano, tálamo, giro angular, giro lingual e córtex cerebelar são ativados em indivíduos que tiveram resposta de excitação sexual moderada ou forte”, explica.
Para além da efetividade neurológica dos aromas, vale lembrar que tudo é válido para aumentar o tesão, desde que seja seguro e consensual entre todas as partes. “Claro que isso vai depender da personalidade do casal, que pode usar estratégias eficazes”, afirma Rodrigues.
Melhores aromas para o sexo
Quer saber quais são os melhores aromas para preparar aquele ambiente super sexy e propício para uma transa? Confira!
Torta de abóbora
Esta sobremesa tradicional de Ação de Graças aumenta a excitação nos homens. De fato, um estudo descobriu que o cheiro de torta de abóbora misturado com lavanda aumentava o fluxo sanguíneo para as regiões inferiores em 40% quando cheirado.
Além disso, o cheiro de torta misturado com o de rosquinhas aumentou o fluxo sanguíneo em 31,5%. Os cientistas especulam que os homens podem estar reagindo à baunilha e canela na torta, que também entraram na nossa lista.
Lavanda
Como mencionado acima, o cheiro de lavanda misturado com torta de abóbora mostrou aumentar a excitação dos homens em 40%. No entanto, a lavanda pode ficar por conta própria – o perfume da flor provou relaxar e despertar ao mesmo tempo, o que é uma maneira maravilhosa de definir o clima.
Baunilha
Em um estudo com ratos Wistar machos, uma dose de 200 mg de vanilina demonstrou propriedades afrodisíacas. As qualidades afrodisíacas da baunilha não devem surpreender, já que o aroma calmante da baunilha também demonstrou aumentar a excitação em 9% nos homens.
Morango
Em um estudo, o cheiro doce de morango aumentou a excitação em pessoas que foram informadas de que o cheiro tinha esse efeito. Embora normalmente atribuímos isso ao efeito placebo, os mesmos resultados não foram relatados quando os indivíduos cheiraram outras frutas, sugerindo que o cheiro pode afetar o corpo, afinal.
Jasmim
Um estudo que testou várias fragrâncias masculinas e femininas para propriedades afrodisíacas descobriu que a “mistura vencedora” foi o aroma de jasmim. Seu cheiro rico e doce é usado há séculos para melhorar a libido e promover a intimidade, o que o torna um dos aromas afrodisíacos mais conhecidos.
Gengibre
Quente e picante, o gengibre tem sido usado ao longo da história como afrodisíaco; mais recentemente, descobriu-se que o óleo essencial de gengibre é energizante e edificante. Um estudo recente de medicamentos populares chineses descobriu que o gengibre atua como um estimulante circulatório e que pode ajudar na disfunção erétil.
Black Licorice
O cheiro do controverso doce demonstrou aumentar a excitação nos homens em 13%; quando combinado com o aroma de donuts, esse número saltou para 32%. Há rumores de que o cheiro doce, que vem do anis, também funciona em mulheres.
Canela
Embora a canela tenha vários benefícios documentados, incluindo efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios, também é amplamente conhecida como afrodisíaca. Para apoiar essas alegações, os pesquisadores descobriram que o cheiro de canela aumenta a função sexual em ratos machos idosos, sugerindo que pode ser uma ajuda na disfunção erétil.
Rosquinhas
No estudo da Resposta Sexual Masculina Humana aos Estímulos Olfativos, descobriu-se que o cheiro de rosquinhas aumenta os efeitos excitantes de outros cheiros no corpo.
O cheiro de donuts por si só aumentou o fluxo sanguíneo para a virilha em apenas 7%, mas o cheiro de donuts misturado com alcaçuz aumentou o fluxo sanguíneo em 31%. Misturado com lavanda, o cheiro de rosquinha aumentou o fluxo sanguíneo em 18% e misturado com cola aumentou 12%.
Toranja rosa
A vitalidade desempenha um papel importante na atração humana, razão pela qual a toranja rosa é considerada um afrodisíaco. Estudos mostram que as mulheres que usam o perfume de toranja rosa são percebidas como seis anos mais jovens em média e, portanto, mais atraentes para os homens.
Laranja
Laranja é outro perfume que comprovadamente aumenta o fluxo sanguíneo para os órgãos sexuais, testando em 19%. O cheiro de frutas cítricas também demonstrou aumentar o estado de alerta , o que torna a pessoa mais sensível aos estímulos ao seu redor.
Sândalo
Usado na medicina ayurvédica indiana oriental, o sândalo tem sido frequentemente apontado como um afrodisíaco. Estudos recentes confirmam essas afirmações, mostrando que o sândalo eleva o pulso e exibe qualidades antidepressivas e relaxantes.
Lírio do Vale
Este perfume floral , que é usado em muitas fragrâncias modernas, tem potentes efeitos afrodisíacos. Um estudo controverso descobriu que o esperma era atraído pela fragrância, tornando as mulheres mais propensas a engravidar ao usá-lo durante a relação sexual. Outro estudo descobriu que o cheiro aumentava a excitação nos homens em 11%.
Rosa
O aroma floral de rosa tem sido usado ao longo do tempo por razões medicinais, e é conhecido por combater a depressão e aumentar a confiança, fertilidade e libido. Os praticantes ayurvédicos também lhe dirão que ajuda a regular o sistema nervoso, tornando as pessoas mais responsivas ao toque.
Hortelã-pimenta
Nomeada em homenagem à ninfa grega Minthe, amante de Plutão, deus do submundo, a hortelã-pimenta tem laços profundos com o desejo proibido. Estudos recentes descobriram que é um afrodisíaco para as mulheres – aumentando o estado de alerta, estimulando o cérebro e dilatando os vasos sanguíneos nos órgãos sexuais.