Veja seis frases para dispensar o contatinho sem ghosting
No mundo da paquera, vale seguir algumas dicas de etiqueta antes de dar um chá de sumiço sem aviso prévio
atualizado
Compartilhar notícia
Atire a primeira pedra quem não foi vítima de ghosting ou já praticou com alguém. O termo em inglês pode até parecer novo, mas a prática de dar um “chá de sumiço” sem deixar pistas é antiga, e muito usada por algumas pessoas que querem terminar uma relação, independentemente da duração. Sabe aquele fim repentino de um relacionamento sem explicação? É exatamente isso.
Os motivos podem ser inúmeros, desde não se sentir pronto para um compromisso a ter notado alguns sinais de bandeira vermelha que te impedem de querer avançar a relação. Ou, ainda, você pode simplesmente ter brochado. Isso acontece, é normal e tudo bem. Apesar de ser desconfortável explicar que não queremos continuar saindo com alguém, é importante deixar a pessoa avisada.
Uma pesquisa recente do aplicativo de relacionamento Inner Circle descobriu que mais de 62% das pessoas já haviam dado ghosting em alguém. Os principais motivos são a perda de interesse, não saber como terminar o relacionamento, um match que não evoluiu ou que a pessoa ficou diferente do que o outro desejava.
Ghosting
A prática consiste em parar de responder às mensagens, bloquear nas redes sociais ou simplesmente desaparecer. Seja qual for o motivo, muitas pessoas se machucam com essa prática. Para evitar, a especialista em namoro do aplicativo, Charly Lester, reuniu algumas situações corriqueiras, e o que fazer (ou não) em cada uma delas. Confira.
O papo está desinteressante
Se o papo não está interessante, vale lembrar que algumas pessoas são muito diferentes em mensagens de texto e na vida real, e nem todo mundo gosta de longas conversas via texto. Você pode querer dar a eles o benefício da dúvida pessoalmente ou por meio de uma chamada de vídeo. No entanto, se você realmente não está gostando de como a conversa flui, a dica para encerrar a conversa é mandar a seguinte mensagem:
“Foi interessante conhecer você. Não acho que nossos estilos de comunicação combinem, espero que você conheça alguém ótimo aqui.”
Não rolou pós-primeiro encontro
Se mesmo após o primeiro date você confirmou que não quer um segundo, e nem quer continuar o contato como amigo, seja educado. A dica de resposta é:
“Obrigado por ontem à noite, foi revigorante encontrar alguém pessoalmente novamente. Para ser honesto, não vejo futuro para nós, mas espero que você conheça alguém ótimo.”
Bandeiras vermelhas
Caso você note alguns sinais de alerta em relação ao comportamento da pessoa, para encerrar de forma cordial, sem dar o sumiço, a dica é mandar:
“Obrigado por conversar comigo, não acho que eu seria uma boa opção, mas boa sorte aqui no aplicativo.”
A especialista lembra que se os sinais de alerta forem claros e graves, a sugestão é relatar o comportamento da outra pessoa ao aplicativo e bloqueá-la para que outras pessoas não enfrentem o mesmo problema.
Sem compromisso
Você terá que começar sendo honesto consigo mesmo. Caso você perceba que não quer compromisso e a outra pessoa, sim, é preciso dizer a verdade. Uma boa alternativa é falar:
“Sinto muito, eu realmente gostei de conhecê-lo, mas quanto mais tempo passamos juntos, mais isso me fez perceber que não estou pronto para começar algo novo com alguém.”
Rápido demais
A base na paquera é a honestidade. Quanto mais claro você for sobre seus sentimentos, menos espaço deixará para a ambiguidade. Então, se alguém estiver indo muito rápido, diga isso para a pessoa. Tente estar atento à situação, como se ela acabou de sair de um relacionamento, ou se estava solteira há muito tempo. Se o problema definitivamente for as coisas estarem indo rápido demais, então aqui está sua resposta:
“Sinto muito, tudo mudou um pouco rápido para mim. Preciso de algum tempo para dar um passo para trás e descobrir o que quero.”
Tarde demais
Essa situação é bem comum no mundo da paquera. Até que você tenha uma conversa com a parceria sobre exclusividade, você não pode garantir que seja a única pessoa que alguém está vendo e vice-versa. No entanto, uma vez que você decida que tem uma pessoa favorita, deixe as outras pessoas com quem você conversa saberem. Você pode dizer:
“Olá, X, como você sabe, eu também tenho saído com outras pessoas e ontem à noite Y e eu decidimos namorar com exclusividade. Eu realmente gostei de conhecê-lo nas últimas semanas e espero que você encontre alguém incrível.”