Vale a pena fazer sexo com o ex após o término? Expert responde
Especialista dá dicas de como lidar com o sexo após o relacionamento para não se magoar e atrapalhar no processo de superação
atualizado
Compartilhar notícia
Existe uma fórmula para superar o término de um relacionamento? Apesar de cada pessoa viver a experiência de uma forma diferente, muitas delas acabam recaindo no famoso “remember” e transando com o ex, mesmo depois do fim da relação.
Um estudo realizado pela Universidade Estadual de Wayne, nos Estados Unidos, indicou que pode ser uma boa ideia fazer sexo com o ex. Os pesquisadores notaram que quem procurou se relacionar de novo com o parceiro usou o sexo não só para “matar a saudade”, mas também para conseguir se reerguer emocionalmente.
A pesquisa mostrou que ter um flashback com o ex despertou sentimentos positivos no cotidiano dessas pessoas, em comparação àquelas que não fizeram o mesmo.
A psicóloga especialista em relacionamento Flávia Batista comenta que não existe regra: o que é bom para um casal pode não ser para outro.
“É preciso analisar cuidadosamente as motivações e expectativas de cada pessoa envolvida. Se o sexo após o término for usado como uma forma de evitar o sofrimento da separação ou na esperança de reacender o relacionamento, as chances de gerar mais dor e confusão são grandes”, diz.
Fechamento de ciclo?
Para algumas pessoas, a relação sexual após o término pode parecer um “fechamento de ciclo”. Porém, é prudente ter cuidado. De acordo com a especialista, o verdadeiro fechamento de ciclo é aceitar a situação como ela realmente é.
“Elaborar os sentimentos e a reconstruir a individualidade são a chave. O sexo, por si só, não garante nenhum desses processos”, salienta Flávia.
E como não se apegar?
De acordo com a psicóloga, a chave para não se apegar é a honestidade consigo mesmo e com o outro. “Quais são suas reais motivações? Você realmente busca um fechamento ou ainda nutre esperanças de voltar?”, são algumas das perguntas que a profissional comenta que cada pessoa deve fazer a si mesmo.
“Se, após responder a essas perguntas, você e a outra pessoa decidirem seguir em frente com o sexo após o término, é fundamental estabelecer regras claras e limites para evitar confusões e mágoas”, acrescenta Flávia.
“Lembrem-se que a comunicação aberta e honesta é essencial em qualquer fase do relacionamento, inclusive no término. Se precisarem de ajuda para lidar com essa situação, a terapia de casal pode ser um espaço seguro e acolhedor para explorarem seus sentimentos e encontrarem a melhor forma de seguir em frente”, encerra a especialista.