Throning: nova trend de relacionamento prioriza status social; entenda
O termo tem relação com “trono” e se refere a quem só se relaciona com pessoas com status social melhor, a fim de alavancar a própria vida
atualizado
Compartilhar notícia
É seguro dizer que já vimos uma série de tendências e nomes diferentes quando o tema são relacionamentos: orbiting, ghosting, holiting… Agora, mais um deles foi adicionado à lista: “throning”. O novo termo cunhado pela geração Z tem a ver com pessoas que namoram não por amor, mas por interesse no status social.
Pode não parecer nenhuma novidade, afinal, relacionamentos por interesse existem há milhares de anos, certo? De acordo com uma pesquisa, porém, o termo significa “namorar alguém que aumenta sua reputação (e, provavelmente, ego) apenas por associação”, essencialmente colocando a parceria em um “trono”.
Um estudo publicado na revista Science Advances descobriu que os usuários de aplicativos de namoro tentam encontrar um par cerca de “25% mais desejável do que eles”. A pesquisa também apontou que, apesar de soar algo benéfico as duas partes, a entronização pode, muitas vezes, “levar a relacionamentos superficiais e insatisfatórios” para ambas as pessoas envolvidas.
Claro, a entronização não é necessariamente um conceito “novo”, mas talvez algo que as pessoas venham praticando com mais frequência atualmente.
Além disso, como as mídias sociais são uma parte essencial da maioria esmagadora das pessoas, elas permitem que os interessados exibam seu status social mais elevado para todos verem, fazendo com que pareçam ainda mais desejáveis — e com que elas próprias pareçam ainda mais desejáveis.
Em 2018, uma pesquisa com 1.000 usuários solteiros de um aplicativo de namoro on-line teve 9% dos entrevistados admitindo ter usado o namoro como um meio de se elevar socialmente. Enquanto isso, 27% relataram acreditar que foram usados como um degrau na escada social por seus ex-parceiros.