Sua família não gosta do seu namorado? Expert dá dicas do que fazer
Desde sogras implicantes até pai da namorada que dá trabalho: o que fazer quando não se dá bem com a família do parceiro?
atualizado
Compartilhar notícia
Almoço na casa da sogra ou churrasco final de semana são “rolês” que fazem parte da rotina de muitos casais. A família é um dos grandes pilares da vida, mas o que fazer quando os parentes não gostam do namorado (ou marido)? Idealmente, eles deveriam conviveriam em paz e harmonia, contribuindo para enriquecer a vida e o relacionamento. Porém, não é sempre que isso acontece.
A psicóloga Eulânia Medeiro comenta que se a família do/a parceiro/a não te aceita, é importante não tomar isso como uma ofensa pessoal de forma imediata. “Cada família tem suas próprias histórias e dinâmicas e, muitas vezes, o problema pode não ser com você, mas com questões internas da família.”
O melhor caminho é manter o respeito e o diálogo com o/a parceiro/a, buscando entender a raiz do problema, recomenda a profissional. “O apoio do parceiro é fundamental para enfrentar essa situação, e juntos vocês podem decidir a melhor forma de lidar, sem prejudicar o relacionamento.”
Existe um bom jeito de lidar com isso?
De acordo com a profissional, uma dica importante é evitar confrontos e manter uma postura respeitosa, mesmo em situações desconfortáveis. Ao mesmo tempo, também é importante colocar limites de forma respeitosa diante de situações em que você considere necessário.
“Tente criar momentos neutros de convivência, sem forçar intimidade imediata, pois a confiança se constrói com o tempo”, sugere Eulânia. “Outro ponto é conversar abertamente com o parceiro/a sobre seus sentimentos, buscando juntos soluções equilibradas.”
Na visão da expert, manter a calma, a paciência e a empatia pode ajudar a construir uma convivência mais tranquila — o fato é que pode levar tempo.
Eu realmente preciso agradar a família do cônjuge?
Eulânia acrescenta que agradar a todas as pessoas não é uma obrigação, e tentar atingir isso pode ser uma grande fonte de estresse.
“O que você precisa focar é em ser você mesma e manter uma postura íntegra e respeitosa. Entender que nem todos gostarão de nós é libertador e ajuda a reduzir essa pressão de agradar”, pontua.
Entretanto, a psicóloga salienta que o importante é o apoio mútuo dentro do relacionamento e que vocês dois estejam alinhados em como vão lidar com essa questão, sem se sentirem pressionados a mudar só para agradar os outros.
E se a minha família não gosta do meu companheiro?
Os pais, principalmente, idealizam o parceiro ideal para seus filhos com base em traços de personalidade e objetivos que acreditam ser compatíveis com os deles e eventualmente o parceiro escolhido não agrada. A especialista reforça que o papel de mediador/a é muito importante.
“Uma conversa com sua família pode ajudar a entender o que está causando essa resistência. Explique os motivos pelos quais você escolheu estar com essa pessoa e a importância do respeito ao seu relacionamento”, recomenda.
Também é fundamental criar oportunidades para que sua família conheça o/a parceiro/a melhor, sem forçar a aceitação, mas facilitando o entendimento e a convivência.
“O diálogo aberto e o tempo são aliados nessas situações, e você pode ajudar a construir pontes entre as pessoas que ama”, conclui a especialista.