Sexóloga aponta 2 formas de chegar ao orgasmo sem precisar fazer sexo
Você sabia que é possível ter orgasmos sem fazer sexo? Especialista explica como chegar ao ápice do prazer com outros tipos de estímulos
atualizado
Compartilhar notícia
Ao pensar em orgasmo, é comum entendê-lo como algo inerente ao sexo; afinal, é como se chama a sensação do clímax, o ponto mais alto do prazer sexual. Contudo, não necessariamente o orgasmo e os sexo estão correlacionados.
De acordo com a sexóloga Suelen Tavares, convidada do site Sexlog, é preciso ter em mente, primeiramente, que o orgasmo é uma reação do corpo humano diante da sensação progressiva de intenso prazer e excitação.
“O cérebro é o responsável por enviar as mensagens para que o corpo se prepare para o sexo e chegue ao orgasmo. Para isso, não é necessária a penetração ou mesmo qualquer estímulo do pênis ou da vagina. Mais importante é estimular os cinco sentidos”, explica, em nota.
A especialista aponta ainda duas maneiras alheias ao sexo de se chegar ao orgasmo. Confira:
Exercícios físicos
A especialista destaca uma pesquisa realizada nos Estados Unidos em 2022 que apontou que 23,4% das mulheres já tiveram orgasmo ao fazer exercício físico.
“O que se sabe é que quando praticamos essas atividades são liberados neurotransmissores e hormônios, como a serotonina e endorfina, responsáveis pela libido e prazer. Juntando essa sensação prazerosa provocada pela atividade física e o aumento do fluxo sanguíneo na região pélvica, o corpo em movimento intenso e sendo estimulado, acontece essa sensação de orgasmo.”
Explorando a audição
Na visão da expert, um bom exemplo de como a audição é importante na hora do prazer são os podcasts eróticos. Segundo Suelen, trazer contos e histórias narradas por vozes doces e sensuais direcionam o ouvinte a dar asas à imaginação.
“O uso de músicas relaxantes ou e barulhinhos conhecidos como ASMR têm feito a cabeça das pessoas, como uma espécie de masturbação mental. O cérebro é estimulado a imaginar e ele entende que aquilo é real, por isso seu corpo reage e se excita, como acontece quando sonhamos. Se você tem fantasias, mas ainda não se sente pronta(o) para realizar ou quer só ficar na imaginação, estimule seu cérebro, fantasie, leia e escute.”