metropoles.com

Sexo e cocaína? Entenda os riscos de praticar “chem sex”

Após um youtuber morrer ao ter uma overdose depois de fazer sexo, a coluna ressalta os riscos da prática sob efeito de drogas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Motortion/Getty Images
Foto colorida com efeito de luz cor de rosa de um casal se beijdando em uma festa - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida com efeito de luz cor de rosa de um casal se beijdando em uma festa - Metrópoles - Foto: Motortion/Getty Images

Na última semana, foi noticiada a morte do youtuber Carlos Henrique Medeiros, de 26 anos, por conta de uma overdose de cocaína ocorrida logo após o jovem fazer sexo. Apesar de laudos já terem comprovado que o sexo, em si, não foi determinante para a morte de Carlos, sabe-se que a mistura de sexo com drogas, também conhecida como chem sex, pode trazer sérios riscos.

Conhecido também como chemical sex ou sexo químico, trata-se de engatar comportamentos sexuais estando sob o efeitos de psicoativos. Em alguns casos, o sexo não chega mais a ser feito “sóbrio”, e as pessoas só transam após usarem drogas.

De acordo com o terapeuta sexual André Almeida, o principal motivo das pessoas se arriscarem na prática é a busca por novas sensações. “O sexo tem seu grau de reforço, mas quando você está sob o efeito de certas substâncias, aparecem questões como maior sensibilidade e até mesmo alucinações, que potencializam o momento”, explica.

Quais os riscos?

Por mais interessante que possa parecer, o sexo químico pode ser prejudicial a quem o pratica. A depender da substância usada, o ato pode resultar no aumento dos batimentos cardíacos e levar o indivíduo a um infarto agudo ou até à morte.

Além disso, no momento da prática, é possível ocorrer a inibição de alguns “sensos” importantes, como os de perigo e responsabilidade. “Isso pode fazer com que as pessoas se envolvam em situações de risco, como a não utilização da camisinha”, exemplifica.

O especialista também alerta para os perigos psicológicos, já que as substâncias podem desencadear alguns problemas.

“Há pessoas com maior tendência a desenvolver determinados transtornos de personalidade, entre outras psicopatologias complicadas que são favorecidas pelo uso de psicoativos, como a esquizofrenia”, encerra.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?