Sérum, hidratante e sexo: vida sexual ativa deixa sua pele mais bonita
Durante o sexo, vários hormônios são liberados, como estrógeno e endorfina, que podem melhorar aspectos do cabelo e da pele
atualizado
Compartilhar notícia
Além de fortalecer o vínculo entre casais e deixar a vida mais gostosa, o sexo também faz bem para a pele. Pesquisas apontam que a liberação de hormônios durante o orgasmo, como estrogênio, ajuda na manutenção do colágeno e na redução de inflamações cutâneas. E por sexo lê-se não apenas aquele feito entre duas ou mais pessoas. Vale, até mesmo, investir na carreira solo, como a masturbação, e os resultados já serão sentidos.
A dermatologista Cristina Salaro, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Distrito Federal, explica que, durante o sexo, hormônios específicos são liberados e interferem em várias funções do corpo. O estrógeno, por exemplo, está ligado à saúde da pele e cabelos, deixando-os mais viçosos e brilhantes.
“Já a endorfina é um hormônio responsável pela sensação de bem-estar, intimamente ligado à autoestima. Com o aumento da frequência cardíaca e maior circulação sanguínea, há maior aporte de oxigênio, o que beneficia a nossa pele, especialmente do rosto”, aponta Salaro.
Além disso, o cortisol, popularmente conhecido como hormônio do estresse, tem uma queda quando chegamos ao clímax. Com menos cortisol, a cútis tem, por consequência, menos linhas de expressão e oleosidade.
A dermatologista Natália Medeiros é outra que aponta as diversas alterações positivas que ocorrem durante a relação sexual. “Pelo exercício envolvido, ocorre diminuição do estresse oxidativo e da glicação do colágeno, evitando a destruição do mesmo e permitindo que a pele mantenha-se firme”, ressalta.
E o vibrador no skincare, vale?
Recentemente, a atriz Dakota Johnson polemizou nas redes sociais dizendo que usa vibrador na rotina de skincare para desinchar e relaxar a tensão.
“Utilizar aparelhos vibratórios no rosto podem ativar a circulação sanguínea e relaxar a musculatura, reduzindo a aparência de cansaço e promovendo uma drenagem linfática. Não acho que vá trazer grandes benefícios, por outro lado mal não faz”, avalia Cristina.
Natália acrescenta que os vibradores podem auxiliar na ativação da circulação, “melhorando a drenagem linfática, o que reduz inchaços e pode trazer uma melhora na aparência da pele.”