Saiba por que praticar ioga pode resultar em um sexo mais gostoso
A prática tem como princípio trazer equilíbrio para as funções do corpo, como respiração e flexibilidade, essenciais para o sexo
atualizado
Compartilhar notícia
É da natureza humana querer melhorar em todos os aspectos da vida, não importa quão boa ela seja — e o sexo não é exceção. Ao mesmo tempo, a realidade é que, muitas vezes, as pessoas esquecem que o caminho para um sexo melhor — depois da comunicação — vem das pequenas atividades físicas que podem ser feitas para tornar a transa mais agradável, como a ioga.
A ioga é uma experiência que conecta a mente ao corpo, o que a torna uma ótima ferramenta não apenas para ajudar o corpo a relaxar — outro fator essencial para ter um sexo melhor —, mas também para torná-lo um pouco mais forte e flexível.
Segundo a professora de ioga Karla Pellicano, a prática promove uma sensação de conforto com nós mesmos, o que fortalece a autoestima e o autoamor. “Olhar além das aparências e condicionamentos fortalece nossa autoconfiança e autenticidade. Isso se traduz diretamente em uma vida sexual mais saudável e satisfatória.”
De acordo com a professora, as posturas da ioga (asanas) agem no sistema nervoso autônomo, regulando o funcionamento para promover maior calma interna. Os exercícios respiratórios (pranayamas) têm um grande efeito sobre a frequência cardíaca, que é muito importante para momentos em que é bom perder o fôlego, além de melhorar o fluxo sanguíneo, reforçar os músculos da pelve, promover maior alongamento e flexibilidade.
“Sentindo-nos confortáveis em nossa própria pele, tornamo-nos mais abertos, presentes e conectados com nosso parceiro, o que enriquece a intimidade e a conexão emocional”, acrescenta Karla.
Posições que valem investir!
A prática, que tem como princípio trazer equilíbrio para as funções do corpo, ainda tem na respiração e na flexibilidade os grandes segredos rumo a um prazer maior.
Flexão para frente (Uttanasana)
Ideal para descomprimir e soltar a coluna, esta pose é um grande “destruidor” de estresse. Ela também estimula os centros de energia inferiores, tornando-a um pequeno ritual pré-sexo perfeito.
Postura da criança (Balasana)
Uma postura relaxante que ajuda você a explorar seu eu interior.
Agachamento iogue (Malasana)
Esta posição é um “abridor” de quadril. Atrai a circulação para as regiões abdominal e pélvica enquanto estica as laterais da cintura para dar mais espaço aos órgãos.
Postura de meio pombo (Eka Pada Rajakapotasana)
Alongamento e fortalecimento! A postura do meio pombo alonga e abre os músculos e o tecido conjuntivo da pélvis, coxas e quadris. Ela também estimula suavemente a área abdominal, trazendo força e tônus as regiões abdominal e pélvica.
Ioga e a vida sexual das mulheres
Em 2020, um estudo publicado no Journal of Sexual Medicine, revelou uma relação positiva entre a prática da ioga e a vida sexual de mulheres. A pesquisa foi realizada com 40 mulheres, com idades entre 22 e 55 anos, matriculadas em um intensivo de ioga na Índia. As participantes tiveram que seguir uma rotina de 22 posturas. No início e no fim do programa, elas responderam a um questionário sobre a qualidade da vida sexual.
Com os resultados, os pesquisadores perceberam que a maioria das mulheres tinha tido uma melhora significativa na qualidade do sexo. Foram avaliados seis fatores: desejo, excitação, lubrificação, orgasmo, dor e satisfação. Cerca de 75% das mulheres repararam mudanças positivas na vida sexual.
Apesar de ser um estudo pequeno, os médicos avaliam que a ioga, combinado a um programa de diminuição do estresse, favorece as relações porque relaxa, aumenta a autoestima e ajuda a regular hormônios.