Saiba por que performar demais no sexo pode atrapalhar sua relação
É do time que gosta de “dar show” à cama? Entenda por que a performance excessiva na hora do sexo pode minar a sua relação aos poucos
atualizado
Compartilhar notícia
Não é incomum as pessoas se perguntarem se estão “transando bem” ou se são “bons de cama” depois de uma sequência de rala e rola. Nessa lógica, há quem busque referências de como melhorar o desempenho na cama e use como material de apoio os vídeos pornôs. Ainda que tenham consciência de que a maior parte desse comportamento é ensaiada e não natural, não é raro encontrar pessoas que caiam na “armadilha” de performar demais na cama.
Essa maneira de transar — ou seja, querer impressionar e “dar um show para a parceria” — se enquadra na lógica de atuação, e o sexo, que poderia ser um momento de intimidade e troca, passa a ser vivido por uma persona, não em sua totalidade.
A psicóloga e sexóloga Ana Paula Nascimento aponta que a performance no contexto sexual refere-se a agir de maneira que busque atender a expectativas ou padrões, por vezes influenciado por normas sociais, cultura ou mídia.
“Isso pode incluir preocupações excessivas com a aparência, a maneira como se move, as técnicas utilizadas ou até mesmo a forma como se expressa durante a relação”, diz.
Desse modo, performar pode atrapalhar a experiência sexual. “Pode acabar se desconectando de suas sensações e desejos reais, bem como de seu par”, salienta a especialista.
Um dos malefícios citados por Ana Paula é criar ansiedade, tensão e uma pressão desnecessária, levando a uma experiência menos prazerosa. “Além disso, essa preocupação pode afetar a intimidade e a conexão emocional com o parceiro(a), tornando o ato sexual mais mecânico do que orgânico e, assim, pode se afastar do principal objetivo que é ter e dar prazer.”
Como aproveitar o sexo de maneira natural
Para ter uma experiência sexual mais natural e autêntica, considere as seguintes dicas, segundo a especialista:
- Priorize a conexão emocional e física com o parceiro(a) em vez de se preocupar com a performance;
- Esteja presente no momento;
- Aceite que cada experiência sexual é única, e que você não precisa seguir um roteiro;
- Concentre-se no que é prazeroso para você e para a parceria.