Saiba identificar três hábitos que tiram a vontade de transar
Especialista inglês elenca motivos comuns que tiram o apetite sexual e deixa a libido baixa
atualizado
Compartilhar notícia
O desejo sexual não é fixo. Inúmeros fatores podem influenciar na variação da libido: as experiências do dia, a fase da vida e até mesmo a alimentação.
Perder o interesse por sexo é comum de vez em quando. Mas um baixo desejo sexual persistente pode se tornar um motivo de preocupação, principalmente se estiver afetando o relacionamento. É o que alerta um artigo publicado no portal inglês Metro.
Independente das razões por trás de uma libido baixa, é necessário buscar informações sobre como resolver o problema para aumentar o impulso sexual. Especialistas em saúde da mulher do Reino Unido, elencaram alguns motivos que podem causar a questão e como solucionar o problema.
Estresse
O estresse é uma das principais causas de um baixo desejo sexual, seja relacionado ao trabalho, preocupações financeiras ou qualquer outra coisa. Além disso, a preocupação com a imagem corporal ruim pode afetar a autoestima, e pode fazer a pessoa se sentir menos atraente. Com isso a libido acaba diminuindo.
Medicamentos
Outro fator que pode diminuir o apetite sexual é o uso de alguns tipos de medicamentos como antidepressivos, ansiolíticos e as pílulas anticoncepcionais.
Como os anticoncepcionais orais contêm hormônios, eles podem diminuir ou aumentar o desejo sexual, dependendo da pessoa, apesar de ser uma das formas mais eficazes de prevenir a gravidez. A ginecologista inglesa, Narendra Pisal, ressalta que alguns estudos mostraram uma redução do desejo sexual devido à diminuição dos níveis de testosterona.
Maconha
Ilegal em alguns países e permitida em outros, a maconha para uso recreativo também pode ser um problema quando se trata de libido, já que pode diminuir o apetite sexual. Vale ressaltar que algumas pessoas relatam que fazer sexo depois de fumar maconha pode intensificar as sensações sexuais.
Quando é um problema?
A falta de tesão por si só não é um problema. Mas em alguns casos, o desinteresse sexual pode significar que a parceria não está mais apaixonada e envolvida na relação. Nem sempre é o caso, mas ter esse medo pode prejudicar seu relacionamento.
Buscando solução
Para o especialista Parvinder Sagoo a comunicação é a chave para resolver esse problema: “Converse com seu par e caso não tenha interesse em sexo no momento, explique a situação. Reforce seus sentimentos por ela e busque acolhimento”, sugere. Outro ponto é procurar ajuda profissional para descobrir o problema que está contribuindo para a baixa libido.
Caso identifique que algum medicamento está contribuindo para a falta de tesão, é preciso procurar um especialista antes de suspender o remédio. Por fim, os especialistas ressaltam que a primeira coisa que se deve fazer é reconhecer que, embora haja um problema, existem muitas maneiras de melhorar o impulso sexual.