Reality shows: quais efeitos ficar sem sexo pode causar a confinados?
Sexólogas explicam o que a privação de sexo pode fazer com pessoas que são confinadas em reality shows
atualizado
Compartilhar notícia
Com o BBB entre um dos assuntos mais comentados do momento, muitas dúvidas surgem em torno da vida em confinamento, e uma delas é: como ficar sem sexo durante três meses? Apesar de algumas pessoas movimentarem os edredons, a grande maioria — solteiros ou comprometidos — preferem não se expor.
O fato é que a falta de sexo para uma pessoa sexualmente ativa pode desencadear diversos efeitos negativos que, somados a outras questões do confinamento, podem causar um grande desequilíbrio emocional.
“A falta de atividade sexual e de tudo que a cerca, como toques, carícias e estímulos, pode causar uma importante tensão sexual na pessoa e, consequentemente, uma exacerbação dos sentidos e das emoções, gerando irritabilidade constante e até agressividade”, completa a sexóloga Bárbara Bastos.
Confira mais alguns efeitos negativos da privação sexual dos reality shows:
Estresse e ansiedade
“A ausência de sexo inibe a liberação de hormônios responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar, como ocitocina, dopamina e endorfina, assim como eleva os níveis de cortisol, o hormônio do estresse”, afirma a especialista em sexualidade Claudia Petry.
Fome emocional e ganho de peso
“A preferência é por alimentos ricos em açúcar e carboidratos. Eles oferecem a sensação rápida de prazer, já que ativam o sistema límbico no cérebro, região envolvida com o mecanismo de ‘ganho e recompensa’. Ao comer doces, por exemplo, há uma diminuição momentânea da ansiedade, cujo efeito acaba sendo registrado pelo cérebro como uma solução para lidar com o sintoma”, diz Claudia.
Piora do sono
“O sexo também estimula a liberação de prolactina, um hormônio associado à lactação e aos ritmos circadianos. Ou seja, dormir bem em um reality show já é uma tarefa difícil. Sem sexo, a insônia ou os despertares noturnos são praticamente inevitáveis”, aponta Petry.
Contudo, vale ressaltar que o peso da privação sexual vai variar de pessoa para pessoa.
“A sexualidade tem uma importância diferente para cada indivíduo. A privação do sexo pode não pesar tanto para algumas pessoas, mas, para outras, pode ser inimaginável ficar uma semana sem ter relações. A quem tem esse perfil, o ideal é buscar um terapeuta sexual, que irá avaliar se sua relação com o sexo é saudável ou se demanda atenção”, finaliza Bárbara.