Que delícia o verão! Sexólogo explica por que o tesão aumenta no calor
Um especialista explicou que há, sim, relação entre a estação mais quente do ano, o verão, e o desejo sexual; entenda
atualizado
Compartilhar notícia
Férias, sol e altas temperaturas. Já percebeu que, na estação mais quente do ano, a vontade de transar aumenta? Para muitas pessoas, costuma ser a temporada em que a libido fica ainda mais em alta.
De acordo com o sexólogo Vitor Mello, isso não é coincidência. “Enquanto, no inverno, a preguiça e o desejo de ficar debaixo do edredom podem ser mais tentadores do que tirar a roupa, o calor costuma deixar os ânimos mais quentes — dentro e fora do quarto. No verão, nosso corpo e mente passam por uma série de mudanças, e o calor tem influência direta na libido”, explica.
Uma pesquisa do Censo do Sexo da Pantynova revelou que 26% dos brasileiros afirmam que o tesão fica mais aflorado durante os meses de calor. Enquanto isso, 10% dizem que o inverno tem seu charme e é ideal para “aquecer o parquinho”. Já 5% preferem o frescor da primavera, e 4% preferem o outono.
Um dos motivos para ser uma época de tanto desejo é a exposição ao sol. Na visão do especialista, isso aumenta a testosterona. “Esse nutriente tem um impacto direto na produção de testosterona, o hormônio sexual responsável por intensificar o desejo tanto em homens quanto em mulheres”, emenda o sexólogo.
O calor também aumenta a disposição física, melhora o bem-estar geral e favorece o bem-estar emocional. “A prática de atividades físicas ao ar livre nessa estação libera endorfina, o hormônio da felicidade, que também estimula o desejo sexual”, salienta Mello.
Para o sexólogo, a combinação de um estilo de vida mais leve e descontraído, maior exposição ao calor e mais interações sociais ao ar livre cria o ambiente perfeito para que o desejo sexual floresça naturalmente.