Pouca lubrificação: por que isso acontece e como melhorar a situação?
Muitos acreditam que o problema está ligado à ausência de desejo sexual, mas falta de preliminares e stress podem influenciar
atualizado
Compartilhar notícia
Todos nós temos dúvidas sobre sexo, e para evitar que tais incertezas e inseguranças estraguem os momentos de intimidade, o ginecologista e obstetra Élvio Florestia tem nos ajudado a responder alguns questionamentos comuns dos pacientes.
Após abordar as dificuldades de chegar ao orgasmo e a falta de vontade de fazer sexo, o especialista explica, desta vez, o porquê de certas mulheres terem pouca lubrificação e como a situação pode ser melhorada.Muitos acreditam que o problema está ligado à ausência de desejo sexual, mas não é bem assim. A lubrificação acontece no momento das preliminares — o envolvimento antes da relação efetiva –, quando o corpo se prepara para o sexo.
A dopamina é produzida na relação e faz com que o coração bata mais forte e o sangue corra mais rápido nas veias, gerando acúmulo nos órgãos genitais e liberando a lubrificação na vagina. Por isso, as preliminares são tão importantes.
Além da falta de intimidade pré-penetração, o site Women’s Health aponta razões psicológicas (stress, por exemplo), uso de certos medicamentos, produtos de higiene e alergênicos como fatores que podem secar membranas mucosas e afetar a lubrificação.
Hidratantes e lubrificantes específicos podem ser usados como opções para remediar o problema, assim como estrogênio local. Mas, atenção! Não se automedique, consulte um profissional para descobrir o tratamento mais indicado para você e, assim, evitar alergias, irritações e outras situações desconfortáveis.