Poder e dominação: entenda o fetiche por pessoas mais altas
Seja por simples preferência, ego ou desejo de submissão, estudo aponta que parceiros altos são mais procurados no sexo
atualizado
Compartilhar notícia
Gosto é aquela coisa: cada um tem o seu. O mesmo vale quando se trata de sexo, pois o(a) parceiro(a) ideal vai variar de pessoa para pessoa. Contudo, há indícios de que existe uma preferência da maioria: pessoas altas.
De acordo com um estudo publicado na revista americana Evolutionary Psychology, homens e mulheres mais altos têm maior desempenho sexual. Na pesquisa, comprovou-se que as mulheres mais altas têm, em média, mais parceiros sexuais do que as mais baixas. O mesmo acontece com os homens.
De acordo com a sexóloga Tâmara Dias, existe fantasia por pessoas mais altas. “A fantasia está ligada à atração, e preferência pelo biotipo alto deve-se talvez ao que isso representa culturalmente, como dominância e proteção”, explica.
O ego também está relacionado ao maior desejo por pessoas acima da média de altura – que, no Brasil, é algo em torno de 1,73 para os homens e 1,60 para as mulheres – já que, por uma questão de padrão de beleza imposta, pessoas altas costumam chamar mais atenção e ser consideradas mais bonitas. “Tem pessoas que gostam da sensação de conquistar alguém que é mais desejado”, pontua.
Para além de uma simples preferência, existe um fetiche específico por pessoas altas. “É importante diferenciar fantasia de fetiche. O fetiche está ligado à necessidade de uma situação para que a pessoa sinta desejo, excitação e prazer. Neste caso, tem muito a ver com a questão de submissão e dominação. A pessoa precisa de um(a) parceiro(a) com altura suficiente para que ela se sinta pequena, e assim submeter-se aos desejos do ‘gigante’”, exemplifica.
Para Luísa*, a altura do parceiro influencia muito. “Prefiro homem alto, passa sensação de masculinidade. Homem baixo me brocha”, confessa. Marcos* também prefere mulheres maiores – não só na altura, mas que também sejam mais robustas. “Não me atrai nem mulher muito pequena nem muito magra. Mulheres maiores têm mais o que pegar, passam sensação de maior resistência, de poder. Além de serem, na minha opinião, mais bonitas”, pontua.