metropoles.com

Pesquisa: 60% dos brasileiros estão felizes com vida sexual e amorosa

Entre 31 participantes da pesquisa, o Brasil configura na 20ª colocação no quesito satisfação com a vida sexual e amorosa; confira!

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
casal comendo em uma sala com fundo verde
1 de 1 casal comendo em uma sala com fundo verde - Foto: Getty Images

Você está feliz com seu relacionamento? A resposta depende, claro, do interlocutor. Mas, fatores como faixa etária, localidade, classe econômica e social, etnias e tantas outras variantes da vida em sociedade impactam a capacidade e a percepção das pessoas ao se relacionarem com outras.

De acordo com o estudo Love Life Satisfaction, do Ipsos, os brasileiros ocupam a 20ª colocação no quesito satisfação com a vida sexual e amorosa — entre 31 participantes —, com 60% de pessoas afirmando estarem satisfeitas.

No tópico “satisfação com meu parceiro ou cônjuge”, 78% dos brasileiros que foram entrevistados disseram estar felizes em seus relacionamentos. Apesar de o número ser alto, o país fica entre as quatro nações, das 31, que pior avaliam sua satisfação com o relacionamento atual.

Essa ideia de realização e prazer em uma relação também está ligada à sensação de ser amado, com 68% dos brasileiros afirmando que se sentem amados, o que reforça a importância de expressar carinho e valorização no dia a dia, aponta a psicóloga Larissa Fonseca.

Origem dos conflitos

De acordo com a profissional, “a maior parte dos conflitos envolve dependência emocional, onde as relações se tornam desequilibradas”.

“O maior conflito está na dedução de que o outro deve “ler a minha mente” ou “ser a maior fonte de todo meu afeto”. A conexão emocional e o apoio mútuo são fundamentais para criar um ambiente de confiança e segurança, elementos essenciais para a satisfação no relacionamento”, explica Larissa.

Além disso, a psicóloga ressalta que passar tempo de qualidade juntos e manter uma rotina que permita momentos de intimidade e diversão contribui significativamente para a satisfação conjugal.

Sexo e qualidade do relacionamento

Larissa acrescenta que o sexo interfere diretamente na felicidade do relacionamento, pois é uma forma de expressão íntima e conexão emocional entre os parceiros. “Um relacionamento sexual saudável fortalece os laços emocionais, aumenta a sensação de proximidade e contribui para a confiança mútua. Quando os parceiros se sentem sexualmente satisfeitos, a sensação de ser amado, tende a ser maior além de outros benefícios para a saúde física e mental”.

E isso não é à toa, a especialista coloca que, durante o sexo, o corpo libera neurotransmissores como a oxitocina e a dopamina, que promovem sentimentos de prazer, felicidade e vínculo emocional.

5 imagens
Uma vida sexual ativa e saudável tem impacto direto no bem-estar
O prazer e o orgasmo liberam hormônios responsáveis pela diminuição do estresse e pela melhora do sono
É possível manter a sexualidade ativa e saudável até a terceira idade
No sexo, tudo é liberado desde que com total consentimento de todos os envolvidos e segurança
1 de 5

O sexo é um dos pilares para uma vida saudável, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS)

Witthaya Prasongsin/Getty Images
2 de 5

Uma vida sexual ativa e saudável tem impacto direto no bem-estar

RealPeopleGroup/Getty Images
3 de 5

O prazer e o orgasmo liberam hormônios responsáveis pela diminuição do estresse e pela melhora do sono

Westend61/Getty Images
4 de 5

É possível manter a sexualidade ativa e saudável até a terceira idade

Larry Williams/Getty Images
5 de 5

No sexo, tudo é liberado desde que com total consentimento de todos os envolvidos e segurança

Carol Yepes/Getty Images

“A excitação sexual promove redução do cortisol. Esses neurotransmissores ajudam a reduzir o estresse e aumentam a sensação de bem-estar, criando um ambiente de confiança e segurança emocional. Quando os parceiros se sentem sexualmente satisfeitos, há maior probabilidade de que se sintam valorizados e com melhor autoestima”, expõe Larissa.

Relacionamentos de sucesso

A psicóloga entende que a confiança mútua é um dos pilares fundamentais para uma relação de sucesso. “Demonstrar afeto e gratidão regularmente fortalece o vínculo emocional e aumenta a possibilidade de uma relação dar certo. Passar tempo de qualidade juntos, compartilhando atividades e interesses comuns, ajuda a construir uma conexão mais profunda.”

Além disso, o respeito mútuo e a capacidade de manter a individualidade são importantes para cada parte ter outras fontes de alegria e realizações.

O amor Millennial

Ainda de acordo com os dados do estudo, no ranking global, os Millennials lideram com 67% de satisfação declarada, contrastando com as Gerações Z e Boomers, que registram 59% de satisfação. Entre eles, está a Geração X, que soma 61% de menções a satisfação

No entanto, os Boomers se destacam entre os indivíduos que mais se sentem amados, com 77%. Millennials e Boomers também se destacam entre respondentes casados e em relacionamentos que estão felizes com suas relações, com 84%, ambos.

Onde encontrar o amor?

A pesquisa também aponta que, olhando para os países, Índia (76%), México (76%) e China (76%), estão no topo do ranking de satisfação com a vida amorosa e sexual. Enquanto isso, na outra ponta, Japão (37%) e Coreia do Sul (45%) são os que citam menor satisfação.

Já os tailandeses comprometidos foram identificados como aqueles com maiores probabilidades de se sentirem satisfeitos com seus relacionamentos, com incríveis 94% dos homens e 91% das mulheres com essa percepção. Por fim, a satisfação em relação ao sentir-se amado é mais elevada na Colômbia e no Peru, com 86% ambos.

Metodologia

O levantamento foi realizado entre 22 de dezembro de 2023 e 5 de janeiro de 2024 e envolveu 24.269 adultos – sendo com 18 anos ou mais na Índia; de 18 a 74 anos no Canadá, República da Irlanda, Malásia, África do Sul, Turquia e Estados Unidos; de 20 a 74 anos na Tailândia; de 21 a 74 anos na Indonésia e Cingapura; e de 16 a 74 anos em todos os outros países.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?