Pepeca sarada: saiba mais sobre exercícios para fortalecer a vagina
Ginecologista e professora de pompoarismo explicam os benefícios e cuidados necessários para praticar técnicas como Kegel
atualizado
Compartilhar notícia
Você já deve ter ouvido falar de exercícios de Kegel. A prática ganhou mais popularidade quando celebridades como Rihanna e Kourtney Kardashian começaram a falar abertamente sobre o assunto. O método é uma das várias formas de “malhar” os músculos do assoalho pélvico, responsáveis pela sustentação da vagina, ânus, bexiga, uretra e toda a cavidade abdominal.
Acessórios como ovos de jade e yoni também entraram na conversa sobre exercícios vaginais. Apesar dos benefícios, a prática precisa de cuidado e orientação. Por sua ligação com sexo, exercícios direcionados para a região ainda continuam tabu e cercados por informações falsas.Convidamos a ginecologista Janaína Sturari e a professora de pompoarismo na Isla Sensual Tatiane Abicair para desvendar todos os mitos e verdades sobre o assunto. Confira:
Exercícios como Kegel beneficiam apenas a vida sexual
MITO
A prática traz vantagens para a saúde, como fortalecimento do assoalho pélvico e é indicado para tratar incontinência urinária, auxiliando também no pré e no pós-parto.
Eles podem ser feitos por qualquer mulher
VERDADE
Não há restrição de idade ou contraindicação para exercitar a região.
Existem acessórios e pesos para malhar a região
VERDADE
Os acessórios para os exercícios vaginais funcionam como qualquer halter. Além dos modelos de silicone – disponíveis em formatos e cargas diferentes –, há os ovos de jade e yoni, que são a moda da vez. As pedras servem, também, para trazer energia vital e forças curadoras.
Não é preciso de orientação especializada para aprender
MITO
Para ter eficácia, as duas especialistas reforçam que é necessário aprender com um profissional para depois realizar os exercícios sozinha.
Não existem evidências de que realmente funciona
MITO
Esse tipo de “musculação” tem sido feita há anos. O fortalecimento da região com ovos de jade, por exemplo, vem de ensinamentos antigos da China. Além disso, vários ginecologistas indicam os exercícios para tratamento de patologias genitais.
A prática dos exercícios vaginais possui malefícios
MITO
Quando as mulheres recebem orientações de como realizar a técnica, não existe risco de machucar ou prejudicar a musculatura do assoalho pélvico.
O método de Kegel é apenas para mulheres
MITO
A prática traz benefícios semelhantes aos homens, além de combater a ejaculação precoce e disfunção erétil. Mas também requer alguém que guie e ensine como o exercício deve ser feito.