Passar desodorante no pênis, como Arthur Aguiar do BBB22, é saudável?
Especialistas explicam se o uso de cosméticos na região genital é saudável
atualizado
Compartilhar notícia
Recentemente o BBB Arthur Aguiar foi flagrado passando desodorante nas partes íntimas após o banho.
O curioso hábito do dia a dia do brother já havia sido revelado pela esposa Mayra Cardi que garante: “É o cara mais limpo que já vi na vida”.
Se por um lado, o uso de desodorante genital é comum para alguns, para outros foi novidade e até motivo de espanto. A Pouca Vergonha conversou com especialistas para entender mais sobre a polêmica. Confira.
Por que mascarar odores?
Antes de descobrir se os desodorantes íntimos ou perfumes para a genitália são saudáveis, é preciso entender o por quê queremos disfarçar alguns cheiros que são naturais. De acordo com a ginecologista da Vibe Saúde, Stephani Caser, é preciso quebrar o tabu da associação do cheiro natural das partes íntimas à falta de higiene: “A vagina e o pênis saudáveis têm um cheiro natural. Inclusive a limpeza dessa região deve ser feita com água no banho e apenas do lado de fora. Temos que normalizar o fato de nos sentirmos bem naturalmente”, esclarece.
Desodorante de pepeca e pênis
A ginecologista e sexóloga Erica Mantelli alerta que o uso de desodorantes na região íntima não é recomendado. Isso porque usar por muito tempo pode causar irritabilidade na genitália. “Além disso, pode acabar mascarando um odor mais forte que pode ser sinal de alguma infecção”, esclarece.
De acordo com a especialista, tanto a região íntima masculina quanto a feminina, quando estão saudáveis, tem um odor natural. Quando ocorre um desequilíbrio da flora dessa região, seja por uso inadequado de roupas, cosméticos ou por fungos e bactérias, pode ocorrer infecção que vai causar um odor diferente.
“Nesse caso, é preciso procurar um especialista e fazer o tratamento adequado antes de escolher usar um desodorante para disfarçar algum cheiro”, explica.
Como higienizar a área?
A recomendação de todas as especialistas é simples e a mesma: sempre manter a área limpa com água e sabão.
Afinal, quais riscos?
A especialista Stephani Caser alerta que usar diariamente o produto pode levar a um desequilíbrio da microbiota vulvovaginal desencadeando inflamação ou infecção vaginal. Pode ainda causar dermatites e reações de hipersensibilidade na pele.
Precauções
Mesmo com alguns riscos, algumas pessoas optam pelo uso. Então, a uroginecologista Lilian Fiorelli, da plataforma Sexo sem Dúvida, alerta que se após constatar que não há infecções, e ainda assim a pessoa se incomoda com o excesso de suor na região e quer usar o desodorante, é preciso tomar alguns cuidados. Primeiro é evitar os produtos que contenham álcool, e utilizar apenas uma vez ao dia.
Vale reforçar que mascarar odores pode evitar que você descubra uma possível infecção, já que os cheiros podem dizer muito sobre o nosso corpo.
Por fim, a terapeuta sexual Thalita Cesário lembra que desodorantes e perfumes íntimos são diferentes. Sendo que um é voltado exclusivamente para modificar o cheiro. Já o desodorante tem o intuito de conter o excesso de transpiração. Ah, e vale reforçar que você nunca deve utilizar os desodorantes específicos para as axilas em outras regiões.