metropoles.com

Para que serve esse botão? Veja 10 curiosidades sobre o clitóris

A Pouca Vergonha reúne alguns fatos sobre o órgão que é um dos símbolos do empoderamento feminino

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Cupcakes de vagina
1 de 1 Cupcakes de vagina - Foto: null

Clitóris – o que é? Onde fica? Para que serve? Por incrível que pareça e ainda que tenha entrado em evidência nos últimos anos como um dos símbolos do empoderamento feminino, muitas pessoas não sabem dizer ao certo o que é um clitóris.

E as dúvidas não são exclusividade dos homens – que ganharam a fama de não saber achá-lo. Muitas mulheres não sabem identificar o próprio órgão ou mesmo sabem o (grande) poder que elas têm logo ali, entre as pernas.

A Pouca Vergonha foi atrás de 10 curiosidades sobre o clitóris e bateu um papo com a fisioterapeuta pélvica e sexual Carla Pereira, para ajudar a sanar algumas das dúvidas sobre um dos protagonistas do prazer feminino:

1 – A “chave” para gozar

Coincidência ou não, a palavra clitóris deriva de um termo do vocabulário grego, que significa chave. Faz sentido, já que o órgão, quando bem aproveitado, é o caminho certo para um orgasmo (ou vários).

2 – Ponta do iceberg

Quem vê aquela tímida bolinha localizada na parte superior da vulva não imagina que aquilo que aparece é apenas uma pequena parte, a pontinha do clitóris. Pouca gente sabe porque a maior parte deste órgão é interna, mas, em média, ele inteiro tem de 8 a 9 centímetros.

3 – Antes tarde do que nunca

Ao longo dos séculos, o clitóris e o prazer feminino eram um mistério também para a própria medicina. Prova disso é que apenas em 2009 (sim, já no século XXI) o clitóris foi mapeado em um estudo publicado no The Journal of Sexual Medicine.

Por meio dele descobriu-se que o equivalente ao pênis no corpo da mulher é o clitóris, e não a vagina. Os dois órgãos, que na fase adulta têm estruturas bastante parecidas, chegam a ser idênticos na fase de formação dos bebês, e apenas depois se diferenciam.

Estruturas do clitóris e do pênis
À esquerda, a estrutura de um clitóris. À direita, a de um pênis
4 – Ponto para as meninas

Ainda que, por muito tempo, o prazer e o orgasmo femininos tenham sido deixados de lado e, até mesmo, inferiorizados em relação aos dos homens, a real situação é o justo oposto. O clitóris tem o dobro de sensibilidade e potencial de excitação que a glande do pênis – enquanto o órgão masculino tem cerca de 4 mil terminações nervosas, o feminino tem em torno de 8 mil.

5 – “Só pro meu prazer”

Esta curiosidade é mais uma vantagem feminina: as mulheres são as únicas que têm um órgão que serve única e exclusivamente para dar prazer. Ao contrário do pênis, que também tem outras atribuições biológicas, o clitóris não tem outra função que não seja fazer a mulher gozar.

6 – Ereção, OK

Ainda que não seja muito perceptível como a masculina, o clitóris também fica ereto e aumenta um pouco de tamanho com a excitação. Com o tesão, o fluxo sanguíneo no órgão aumenta e o deixa mais inchado.

7 – Freud não explica

Ainda que importantíssimo para a ciência e a psicanálise, Freud tinha uma teoria controversa sobre a sexualidade infantil que colocava o clitóris como um instrumento de prazer apenas “para crianças”. Para resumir, Sigmund acreditava que o prazer clitoriano era característico da infância e adolescência, e que para uma “menina” virar “mulher”, ela teria que, eventualmente, “anestesiar” o prazer do clitóris para passar a ter o prazer vaginal – este, sim, considerado um prazer adulto.

Para Freud, o mesmo não acontecia com os homens, que mantinham a mesma sexualidade masculina desde a infância até a vida adulta. Por este motivo, quando as meninas percebiam a “desvantagem” sexual em relação aos homens, eram tomadas pelo que ele chamava de “inveja do pênis”.

8 – Mutilação clitoriana

A remoção inteira ou parcial do clitóris, chamada de clitoridectomia, ainda é uma realidade para milhões de mulheres pelo mundo. A prática está concentrada em 30 países na África e no Oriente Médio, mas – ainda que mais rara – acontece também na América Latina, Ásia, Europa Ocidental, América do Norte, Austrália e Nova Zelândia, de acordo com a ONU.

A mutilação, que não tem justificativas médicas, é feita como forma de “purificar” as mulheres, mas pode trazer traumas físicos e psicológicos. Muitas vezes também é feita a retirada dos pequenos e grandes lábios.

9 – Clitóris tem capuz?

Existe uma pele que envolve o clitóris que funciona como uma capa de proteção para aquela pontinha do órgão que fica para fora. Batizada de prepúcio do clitóris, também é conhecida como capuz clitoriano. Outra curiosidade é que algumas mulheres têm o capuz maior que outras. Mas não é motivo para preocupação, já que ele tem mobilidade e não interfere no prazer sentido.

10 – Item de decoração

Por ser um dos principais símbolos de empoderamento do movimento feminista, o clitóris ganhou diversas versões que variam desde objetos de decoração até bijuterias, pelúcias e enfeites de Natal. Na internet é possível encontrar uma infinidade de produtos para todos os gostos.

5 imagens
Nos enfeites de Natal feitos por Suzanne McAleenan (@feltmelons), a ponta no clitóris é representado por um pequeno guizo
Na loja do site Meu Clitóris Minhas Regras,  há vários artigos de decoração com o órgão, como este quadro
Porta-lápis e agendas também podem ter motivo de clitóris
Também é possível dormir abraçada com uma almofada com formato de clitóris
1 de 5

Na página do Instagram @penelopijones, são encontradas diversas joias com a temática do órgão feminino

Foto: Reprodução/Instagram
2 de 5

Nos enfeites de Natal feitos por Suzanne McAleenan (@feltmelons), a ponta no clitóris é representado por um pequeno guizo

Foto: Reprodução/Instagram
3 de 5

Na loja do site Meu Clitóris Minhas Regras, há vários artigos de decoração com o órgão, como este quadro

Foto: Reprodução/Meu Clitóris Minhas Regras
4 de 5

Porta-lápis e agendas também podem ter motivo de clitóris

Foto: Reprodução/Meu Clitóris Minhas Regras
5 de 5

Também é possível dormir abraçada com uma almofada com formato de clitóris

Foto: Reprodução/Meu Clitóris Minhas Regras

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?