O que é agamia, um dos termos mais pesquisados no Google em 2024
A agamia é caracterizada por pessoas que não querem casar ou ter filhos, e que não se atraem pela ideia de manter um compromisso tradicional
atualizado
Compartilhar notícia
Novos tipos de relacionamentos vêm inundando a sociedade e as redes sociais. Poligamia, relações abertas e anarquia relacional são apenas algumas das definições mais recentes que surgiram. Este ano, um deles se destacou em relação aos demais: a agamia.
O conceito esteve entre os mais pesquisados no Google em 2024 e vem de abandonar a ideia do gamo (união/casamento) para focar em um novo modelo social. De acordo com a psicóloga Juliana Gebrim, trata-se da escolha de não se casar ou ter vínculos formais, algo que tem ganhado força entre as gerações mais jovens.
“Não é a mesma coisa de estar solteiro, em que a pessoa pode estar aberta a um relacionamento. O agâmico opta por um estilo de vida sem as amarras tradicionais”, comenta. “Muitos enxergam isso como uma forma de priorizar a liberdade, investir no crescimento pessoal ou na carreira, ou ainda como uma rejeição aos padrões de relacionamento que já não refletem seus valores.”
Juliana acrescenta que o movimento também está ligado ao impacto das mudanças sociais e tecnológicas que vivemos. “Atualmente, com o foco maior no bem-estar individual e a facilidade de criar conexões não convencionais por meio de redes sociais e aplicativos, alguns jovens preferem evitar os compromissos e expectativas que vêm com o casamento”, diz.
Não se engane achando que não há amor ou comprometimento com relacionamento agâmicos. “Mesmo na agamia, relacionamentos afetivos podem existir, mas de forma mais livre e sem pressão de formalidades. É uma escolha que exige autoconhecimento e, muitas vezes, apoio psicológico para lidar com as cobranças externas e encontrar equilíbrio”, encerra.