O Instagram é melhor para flertar do que os apps de paquera? Entenda
Especialistas explicam por que muitas pessoas preferem o Instagram para flertar e quais as vantagens dos apps de paquera
atualizado
Compartilhar notícia
Em tempos de redes sociais e internet, as ferramentas chegam para facilitar quase todas as áreas da vida das pessoas, inclusive o flerte. Diversos apps de paquera com recursos para quem quer encontrar o crush ideal existem apenas para atender ao segmento. Contudo, apesar de não ser específico, um gigante das redes sociais tem sido o queridinho do flerte: o Instagram.
Após um período de boom dos aplicativos de relacionamento, boa parte dos solteiros têm optado por utilizar a rede de fotos e vídeos para flertar. “Eu gosto mais! Encontro a pessoa, dou uma olhada nas fotos, nos destaques, curto publicações antigas ou até mesmo puxo papo por DM, comentando algum Story. Acho mais casual”, explica a brasiliense Bárbara, de 28 anos.
De acordo com a sexóloga Camila Gentile, o fato de que as pessoas compartilham muito de seu estilo de vida no perfil do Instagram pode despertar mais interesse e identificação, além de passar uma impressão maior de segurança a quem tem medo de encontrar perfis fakes em apps de relacionamento.
“Os investigadores de plantão conseguem descobrir curiosidades sobre a vida de qualquer pessoa, bastando que seu perfil esteja aberto. Claro que não assegura que não seja um perfil fake, mas é possível ver amigos em comum, e ter uma segurança maior”, afirma.
Essa preferência também acontece por conta de constantes decepções de alguns usuários com encontros marcados por meio desse tipo de aplicativo. Uma das principais reclamações é a dinâmica de “cardápio” que as plataformas podem oferecer, de acordo com a forma com que são usadas. “Mulheres reclamam muito que nos apps os homens só buscam sexo”, diz a especialista.
Por outro lado, há que se observar as vantagens em usar um aplicativo específico para a paquera. Além da certeza de que todos que ali estão têm o mesmo objetivo – o que minimiza mal entendidos ou uma investida acidental em alguém comprometido, por exemplo –, existem ferramentas que facilitam o processo do flerte.
“Você consegue ‘selecionar’ melhor suas opções de paquera, utilizando filtros para destacar seus principais interesses, o que ajuda a encontrar pessoas compatíveis. Eles desempenham um papel fundamental nesse processo, fica muito mais fácil paquerar alguém quando vocês compartilham objetivos em comum”, argumenta Rafael Horta, gerente de marketing do aplicativo Inner Circle na América Latina.
Sobre a segurança, Rafael elucida que é importantíssimo que as plataformas tenham um processo de triagem para evitar perfis fakes. “Por mais que ainda exista um preconceito e certa resistência por parte de alguns, dos apps de relacionamento saíram e vão sair muitas histórias de amor. É a própria comunidade que, no final das contas, moldam suas experiências dentro dos aplicativos de relacionamento”, garante.