Mulheres que usam Ozempic relatam melhora na libido; médicas avaliam
De acordo com algumas mulheres, os efeitos colaterais do Ozempic incluem a melhora da libido, dando um impulso na vida sexual; entenda
atualizado
Compartilhar notícia
Ozempic, Wegovy, Mounjaro e outros medicamentos têm ajudado as pessoas a controlar o apetite e, consequentemente, perder peso. Para alguns pacientes, os efeitos colaterais ainda incluem a melhora da libido, dando um impulso na vida sexual – especialmente de mulheres.
Ao The Wall Street Journal, pessoas relataram os efeitos dos medicamentos e perguntaram se era normal. “Alguém mais está lidando com um desejo insaciável por sexo?”, questionou uma pessoa. Em contrapartida, outro usuário disse: “Alguém teve o seu desejo sexual diminuído com Ozempic?”.
De acordo com a endocrinologista Lorena Lima Amato, a medicação em si não está associada com o aumento da libido. No entanto, as consequências do emagrecimento, como o bem-estar e a melhora na autoestima, podem influenciar na vida sexual.
“Em homens, por exemplo, há uma elevação dos níveis da testosterona e nas mulheres uma regularidade dos ciclos, que podem levar a uma melhor percepção da libido. Isso acontece porque a obesidade está associada a uma interferência hormonal”, explica a doutora pela Universidade de São Paulo (USP).
A endocrinologista afirma que, neste caso, a pessoa acaba se sentindo mais feliz e confiante, o que contribui para uma vida sexual mais ativa. “A libido está totalmente associada a essa sensação”, acrescenta Lorena.
Quadro multifatorial
Suzana Lessa, ginecologista atuante em endocrinologia e nutrologia, afiliada do Instituto Nutrindo Ideais, explica que a libido é um quadro multifatorial que envolve, muitas vezes, questões psicológicos e fisiológicos. Isso pode ser afetado com o emagrecimento causado pelo uso das medicações.
“Outro ponto é que, muitas vezes, o paciente obeso possui uma relação emocional com a comida, buscando conforto e prazer no alimento. Com a utilização desse tipo de medicação, há a busca por outras fontes de prazer”.
Por outro lado….
Embora as mulheres tenham relatado uma melhora na libido, alguns homens afirmam estar enfrentando disfunção erétil ao usar Ozemplic, conforme relatado em postagens do fórum on-line Reddit.
Especialistas em saúde afirmam que o efeito colateral tem a ver com o fato do Ozempic ser um semiglutida. O medicamento pode potencialmente contribuir para a impotência devido aos seus efeitos no músculo lisovascular e no fluxo sanguíneo, de acordo com um estudo de 2021.
Apesar dos relatos, ainda não há nenhuma informação cientificamente comprovada acerca do efeito colateral sexual. Leia mais informações neste link.
O que dizem as empresas
Embora os medicamentos indiquem que há risco potencial para mulheres grávidas e aquelas que desejam engravidar, não há indícios sobre efeitos colaterais sexuais em seus rótulos. Até o momento, há pouca pesquisa examinando a relação entre os remédios e o comportamento sexual em humanos.
Um porta-voz da Novo Nordisk, responsável pelo Ozempic, explicou ao site The Wall Street Journal que a empresa tem monitorado relatos de reações adversas ao medicamento, incluindo disfunção sexual. “A segurança do paciente é de extrema importância para a Novo Nordisk”, disse o porta-voz.
A farmacêutica Eli Lilly afirmou: “Nós nos envolvemos ativamente no monitoramento, avaliação e relato de informações de segurança para todos os nossos medicamentos”, disse um porta-voz, acrescentando que se um paciente apresentar efeitos colaterais, “nós o encorajamos a falar com seu médico.”