Muito like, pouca pegação: solteiros estão tendo dating burnout
Pesquisa aponta que 81% das pessoas passam mais tempo on-line curtindo perfis do que efetivamente conversando com possíveis crushes
atualizado
Compartilhar notícia
Solteiros(as), o que vocês têm mais em seus aplicativos de relacionamento: curtidas em perfis ou conversas com contatinhos?
A tecnologia pode ser uma grande aliada no flerte, ainda mais em tempos de pandemia. Contudo há quem tenha dificuldades com a ideia de fazer o “lance” sair dela.
Uma pesquisa feita pelo Happn com usuários brasileiros mostrou que 81% (!) das pessoas passam mais tempo dando curtidas do que, efetivamente, conversando com os crushes.
Ainda segundo os dados, uma das mais prováveis explicações para isso seria o fenômeno do dating burnout. Trata-se de quando as pessoas se sentem exaustas ou ineficazes para construir um relacionamento.
Como saber se estou tendo um dating burnout?
Para ajudar os solteiros(as) da quarentena a identificarem se estão tendo um dating burnout e por isso não conseguem engatar nada com ninguém, os especialistas da plataforma de encontros listaram cinco sinais para ficar de olho:
Vários apps de encontro
De acordo com a pesquisa, 78% dos brasileiros usam ou já usaram mais de um aplicativo de encontros ao mesmo tempo. Que tal focar?
Muito like, pouco papo
Além de curtirem mais que conversam, 94% das pessoas afirmaram que têm dificuldade em engatar conversas mais significativas que passem do “Oi, tudo bem? Tudo, e você? Bem também”.
Tenho interesse, mas nem tanto
O interesse até rola para um flerte virtual rápido, mas não o suficiente para, de fato, conhecer a pessoa ou chegar a sair com ela. 64% dos brasileiros se sentem dessa forma, mas mesmo assim vão, têm dates ruins e, por causa disso, ficam com ainda mais “preguiça” de tentar um próximo.
Sentir segurança no on-line
Quando as coisas saem do âmbito puramente tecnológico e começam a ir para a vida real dá aquela mini ansiedade ou sensação de que se está perdendo algo? 71% das pessoas se sentem assim, e isso tem até nome: FoMo (sigla em inglês para Medo de Perder Algo) – que é o medo de estar fora do mundo tecnológico.
Sequência de “some, some”
Se você é daquelas pessoas que está conversando com alguém e, quando ele(a) simplesmente pára de responder às suas mensagens e desaparece, você considera um comportamento “ok”, é mais um sinal de dating burnout. O ghosting, nome dado para o sumiço repentino, é considerado normal por pelo menos 58% dos brasileiros (que provavelmente também praticam).