metropoles.com

Mito ou verdade? Sexólogo responde se é possível ser “imbrochável”

Especialista explica como acontece a perda de ereção e explica se a palavra figurativa pode se aplicar ao contexto literal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Deon Black/Pexels
imbrochável
1 de 1 imbrochável - Foto: Foto: Deon Black/Pexels

“Sim, ele voltou. Aquele que é o mais temido…”. Quarto Branco do BBB? Não, mas o uso da palavra “imbrochável” pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. Durante seu discurso no desfile do Bicentenário da Independência, no 7 de setembro, Bolsonaro reagiu ao coro de “imbrochável” após beijar sua esposa, Michelle Bolsonaro, e foi acompanhado por seus apoiadores.

Apesar do termo ser utilizado figurativamente, o hype faz pensar: é realmente possível ser imune a brochadas? Em entrevista ao Metrópoles, o urologista e sexólogo Celso Marzano, conhecido também como Dr. do Sexo, afirmou que não.

“Vai muito do momento que o homem está passando. Nervosismo, medo de falhar, ansiedade. Eventualmente, vai acontecer com todo mundo, não existe homem imbrochável”, explicou.

Vale ressaltar: a palavra popular é usada para se referir à dificuldade de ereção ou a perda dela. Quando há uma perda de excitação, o sangue sai do tecido que retém o sangue que circula no pênis, o que causa a dificuldade em manter ou ter uma ereção.

Ou seja, assim como é impossível ser imbrochável no sentido figurado (fazendo paralelo ao ato de falhar), também seria impossível estar livre de possíveis perdas de ereção no sentido literal.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?