Micropênis: é possível fazer sexo tendo um pênis de 3 centímetros?
Urologista explica como a condição rara ocorre e tira a dúvida se uma pessoa com um micropênis consegue ter uma vivência sexual plena
atualizado
Compartilhar notícia
Com as declarações recentes de Lil Dicky sobre ter um micropênis, surgiram muitas dúvidas sobre o assunto. Trata-se de uma condição na qual o homem tem um pênis muito menor que o tamanho médio, algo entre 2,5 e 3,8 centímetros. Os testículos, por outro lado, apresentam tamanho normal.
De acordo com o urologista e sexólogo Celso Marzano, conhecido como Dr. do Sexo, não se trata de um problema genético, mas sim de uma condição causada pela insuficiência de testosterona.
“Isso acontece por uma diminuição acentuada do hormônio masculino durante o segundo e terceiro semestre da gravidez da mãe”, explica.
Sobre as funções sexuais, o médico afirma que não sofrem interferência por conta do micropênis. Ou seja, assim como um pênis normal, ele passa por todo processo de excitação, fica ereto e chega à ejaculação.
Também é possível praticar penetração com o micropênis, ainda que a prática precise ser modificada com posições para deixar o sexo mais confortável. “De uma forma geral, o casal vai encontrar a melhor forma de ter prazer, seja com masturbação, sexo oral ou outras carícias. É possível ter uma vida sexual perfeitamente normal com um micropênis”, garante Dr. do Sexo.
Tratamento
Geralmente, os tratamentos são via hormonal ou mesmo com procedimentos cirúrgicos que fazem com que o pênis pareça alguns centímetros maior. Mas o urologista afirma que, para além dos tratamentos físicos, é muito importante cuidar da questão emocional envolvida.
“Muitos homens se sentem muito mal e têm muitos problemas de autoestima, achando que são ‘menos homens’, o que é uma crença totalmente equivocada. Logo, o acompanhamento psicoterápico precisa acontecer em paralelo com os outros”, elucida.