metropoles.com

Libido intacta: 6 métodos contraceptivos que não tiram o tesão

Quer se proteger, mas sem arriscar que a libido seja afetada? Confira algumas opções de contraceptivos livres de hormônios

atualizado

Compartilhar notícia

M Suleman khan/ 500px/Getty Images
Foto colorida em close de um casal abraçado com o homem colocando uma camisinha no bolso de trás da calça da mulher - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida em close de um casal abraçado com o homem colocando uma camisinha no bolso de trás da calça da mulher - Metrópoles - Foto: M Suleman khan/ 500px/Getty Images

Para quem tem a vida sexual ativa e quer evitar uma gravidez indesejada, os métodos contraceptivos são a melhor opção para transar à vontade e sem preocupações. Contudo, alguns deles interferem na libido por contarem com hormônios.

Apesar de não ser regra, o fato é que muitas mulheres relatam uma mudança para pior no desejo sexual após começarem a utilizar anticoncepcionais hormonais. Nesse caso, a melhor escolha são os métodos contraceptivos não hormonais.

Antes, um importante lembrete: o único método contraceptivo que protege também de infecções sexualmente transmissíveis é a camisinha. Todos os outros previnem apenas uma gravidez indesejada.

Se você é do time que quer se proteger de forma “natural”, confira algumas das opções:

Camisinha

A clássica camisinha não tem erro. Acessível, é distribuída gratuitamente em postos de saúde e não interfere em nada no desejo sexual.

Camisinha feminina

Apesar de muito menos usada do que os preservativos destinados ao pênis, a camisinha feminina também é uma opção para quem quer se proteger sem hormônios.

DIU de cobre

O dispositivo intrauterino (DIU) de cobre funciona como uma barreira física, sem utilizar hormônios, e tem validade média de 10 a 12 anos.

Foto colorida de uma mão com luvas brancas segurando um diu de cobre em um fundo cor-de-rosa - Metrópoles
O DIU não hormonal é um dos métodos contraceptivos que não interferem na libido

DIU de prata

O DIU de prata funciona da mesma forma que o de cobre, mas foi pensado para trazer menos efeitos colaterais, como cólicas e aumento do fluxo menstrual. Diferente do de cobre, a duração do de prata é de, em média, 5 anos.

Coito interrompido

Também conhecido como “gozar fora”, o polêmico coito interrompido consiste no homem parar a penetração quando sentir que está prestes a ejacular.

Apesar de muito usado, vale lembrar que não é 100% seguro, uma vez que o líquido lubrificante que sai do pênis no momento de excitação pode conter espermatozóides.

Tabelinha

Monitorar o ciclo menstrual pode funcionar como método contraceptivo, uma vez que só é possível engravidar no período fértil (dia da ovulação e período que o antecede e o precede). Contudo, também é arriscado, porque para dar certo a mulher precisa ter total controle de seu ciclo, e qualquer alteração nele poderia resultar em uma gravidez indesejada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?