metropoles.com

Libido baixa? Confira medicamentos que podem derrubar o tesão

O médico Jairo Bouer listou remédios que podem estar colaborando para o baixo desejo sexual

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: South_agency/Getty Images
imagem colorida de mulher sentada abeira da cama enquanto homem está do outro lado olhando para ela - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida de mulher sentada abeira da cama enquanto homem está do outro lado olhando para ela - Metrópoles - Foto: <p>Foto:<br /> South_agency/Getty Images</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class=""><div id="teads-ad-1"></div><script type="text/javascript" class="teads" async="true" src="//a.teads.tv/page/68267/tag"></script> </div></p><div class="m-wrapper-banner-video"><div class="m-banner-video m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div class="MTP_VIDEO" id="publicidade-video"></div></div></div></p>

Libido é um tema recorrente na Coluna Pouca Vergonha. Seja para falar sobre o excesso, seja sobre a falta dessa energia vital, responsável pelos instintos de vida e, claro, diretamente ligada à vontade de fazer sexo. Outro cenário que a libido aparece é em matérias com especialistas dando dicas de como recuperá-la.

Os motivos responsáveis pela falta de tesão podem ser muitos, e englobam questões físicas, hormonais ou psicológicas. Até mesmo o uso de remédios é capaz de impactar essa área da vida. O médico especialista em sexualidade Jairo Bouer listou cinco medicamentos, alguns comuns no dia a dia, que podem ter como efeito colateral a diminuição da libido.

5 imagens
Cuidar da libido é fundamental para ter energia de vida e sexual
Quando estamos com a libido em dia,  temos mais tesão
Os casais devem ajustar a sintonia
Baixa libido pode fazer com que os casais tenham menos desejo sexual
1 de 5

Como está o seu tesão?

2 de 5

Cuidar da libido é fundamental para ter energia de vida e sexual

3 de 5

Quando estamos com a libido em dia, temos mais tesão

4 de 5

Os casais devem ajustar a sintonia

5 de 5

Baixa libido pode fazer com que os casais tenham menos desejo sexual

Anticoncepcional

Evitar a gravidez é a prioridade de muita gente com vida sexual ativa. Entre os métodos contraceptivos, as pílulas anticoncepcionais acabam sendo um dos mais recorrentes. Porém, entre os “contras” do uso deste medicamento está a diminuição da libido. De acordo com o especialista, “o raciocínio exato por trás disso ainda não é completamente compreendido. Uma crença principal é que tomar contraceptivos hormonais diminui os hormônios sexuais como andrógenos, ou seja, a testosterona, e que isso, por sua vez, reduz o desejo sexual”, explica.

Antidepressivos

Apesar de causar melhorias na vida de quem sofre com depressão e ansiedade, os medicamentos antidepressivos também podem interferir no desejo sexual. “Um efeito colateral comum é a falta de desejo de fazer sexo. A disfunção sexual é especialmente comum com os antidepressivos conhecidos como inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRSs)”, emenda o especialista.

Medicação para pressão arterial

Quem sofre de hipertensão pode recorrer a medicamentos para controlar a pressão, e entre os efeitos colaterais desses remédios está a diminuição do desejo sexual.

“Acredita-se que a droga hipertensiva possa afetar a libido porque dificulta a liberação de testosterona”, esclarece.

Drogas antiepilépticas

Para prevenir convulsões, é recomendado o uso de drogas antiepilépticas, mas esses medicamentos podem afetar os hormônios reprodutivos e diminuir a libido em homens e mulheres. “Uma mudança na concentração de hormônios esteroides sexuais em mulheres pode causar diminuição do interesse sexual e prazer na atividade sexual”, salienta o especialista.

Outros medicamentos

Existem também outros medicamentos que podem estar causando a queda na libido, inclusive alguns tratamentos para doenças, como câncer. A recomendação do especialista em cada caso específico é sempre procurar um médico e nunca interromper a medicação. Para os casos individuais, existem medicamentos alternativos que podem ajudar a melhorar e diminuir osefeitos indesejados dos remédios. Caso a baixa da libido permaneça, é preciso procurar um sexólogo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?