metropoles.com

Lesbocenso: 78% das mulheres lésbicas já sofreram preconceito

Pesquisa fez, pela primeira vez, um mapeamento de vivências lésbicas no Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
bandeira lésbica
1 de 1 bandeira lésbica - Foto: Getty Images

No dia 29 de agosto, o Brasil comemora o Dia da Visibilidade Lésbica, data que teve origem no 1º Seminário Nacional de Lésbicas (SENALE). Realizado em 1996, o encontro teve como tema Visibilidade, Saúde e Organização. A data é dedicada a discutir políticas públicas de combate à lesbofobia e a dar visibilidade à comunidade no país.

De acordo com dados da primeira etapa do LesboCenso Nacional, pesquisa feita pela Liga Brasileira de Lésbicas (LBL) e pela Associação Lésbica Feminista de Brasília – Coturno de Vênus, entre 2021 e 2022, cerca de 78,61% das mulheres lésbicas relataram ter sido vítimas de lesbofobia no Brasil.

O levantamento engloba autoidentificação, trabalho, educação, saúde, relacionamentos, relações familiares e redes de apoio que as lésbicas têm nas diversas regiões do país.

Um dos eixos da pesquisa é sobre a área de saúde. O levantamento mostra que 24,98% das entrevistadas sofreram lesbofobia em atendimento ginecológico. Das mulheres que participaram da pesquisa, 72,9% se sentiam constrangidas em revelar a orientação sexual em atendimento de saúde.

O levantamento foi divulgado durante audiência pública no Senado realizada nessa quarta-feira (28/8). O encontro teve organização da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado, em colaboração com a Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?