metropoles.com

Imbroxável? Descubra se é possível ser imune a broxadas

A coluna procurou saber se o termo, utilizado no modo figurativo pelo presidente, é válido no âmbito sexual

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Getty Images
Cucumber Penis
1 de 1 Cucumber Penis - Foto: Foto: Getty Images

Não é a primeira vez que o presidente Jair Bolsonaro utiliza a palavra “imbroxável” para se referir a si mesmo e a seu governo. Na última quarta-feira (05/02/2020), ele voltou a usar o termo quando reforçou que não toma decisões pensando em reeleição.

“Não vou broxar para atender vocês pensando em reeleição. Eu sou ‘imbroxável’”, disse Bolsonaro.

Mesmo sabendo que o presidente utilizou a palavra no sentido figurado, fazendo referência ao ato de falhar ou fracassar, surge a dúvida: e no âmbito sexual? É possível, de fato, ser “imbroxável”? O urologista e sexólogo Celso Marzano, conhecido também como Dr. do Sexo, afirma que não.

A famosa “broxada” é a perda ou não acontecimento da ereção. “Quando há uma perda de excitação, o sangue sai do tecido que retém o sangue que circula no pênis, o que causa a dificuldade em manter ou ter uma ereção”, explica o médico.

Por mais que possa parecer constrangedor, é mais comum do que se pensa e não é algo a se envergonhar. “Vai muito do momento que o homem está passando. Nervosismo, medo de falhar, ansiedade. Eventualmente, vai acontecer com todo mundo, não existe homem imbroxável”, garante o especialista.

Vale ressaltar que a perda de ereção não necessariamente significa um problema de disfunção erétil. “O cálculo é: de três relações seguidas, em duas o homem teve dificuldade com a ereção. Só a partir daí é caso para ser investigado. Mas acontecer ocasionalmente é comum”, afirma Dr. Marzano.

Para finalizar, o urologista ainda lembra que, mesmo nos casos de disfunção erétil, há tratamento. Mas, para haver resultados, é preciso procurar acompanhamento profissional.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?