metropoles.com

“Imbrochável”? Veja por que a afirmação de Luan Santana é impossível

Urologista explica por que fala figurativa de Luan Santana sobre ser “imbrochável” seria impossível em um contexto literal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mauricio Santana/Getty Images
Foto colorida do cantor Luan Santana no palco com um violão pendurado e o pulso cerrado para cima em meios às luzes - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do cantor Luan Santana no palco com um violão pendurado e o pulso cerrado para cima em meios às luzes - Metrópoles - Foto: Mauricio Santana/Getty Images

Na última semana, o termo “imbrochável” voltou a ser comentado pelo público depois que Luan Santana o usou para definir sua performance sexual.

“Nunca brochei, nunca brochei. Imbrochável”, disse, em entrevista. Apesar de Luan ter usado o termo de forma figurativa e em tom de brincadeira, é importante lembrar que: não, não é possível que alguém seja imbrochável.

Antes de tudo, vale ressaltar que a palavra “imbrochável”, que não existe formalmente no dicionário da língua portuguesa, traz o sufixo “ável”, que diz respeito à possibilidade. Ou seja, por mais que seja possível que um homem não tenha brochado em toda a sua vida — o caso de Luan —, sendo um ser humano não é possível afirmar que alguém é imune à temida brochada.

“Vai muito do momento que o homem está passando. Nervosismo, medo de falhar, ansiedade. Eventualmente, vai acontecer com todo mundo, não existe homem imbrochável”, explica o urologista e sexólogo Celso Marzano, conhecido também como Dr. do Sexo.

5 imagens
Cantor Luan Santana
Luan Santana é um dos artistas populares mais queridos do país
Luan Santana rejeita rótulos ao seu trabalho
Luan Santana em Portugal
1 de 5

Luan Santana

Instagram/Reprodução
2 de 5

Cantor Luan Santana

@luansantana/Instagram/Reprodução
3 de 5

Luan Santana é um dos artistas populares mais queridos do país

@luansantana/Instagram/Reprodução
4 de 5

Luan Santana rejeita rótulos ao seu trabalho

Divulgação/Caio Mayer
5 de 5

Luan Santana em Portugal

Reprodução

Vale ressaltar: a palavra popular é usada para se referir à dificuldade de ereção ou a perda dela. Quando há uma perda de excitação, o sangue sai do tecido que retém o sangue que circula no pênis, o que causa a dificuldade em manter ou ter uma ereção.

Ou seja, assim como é impossível ser imbrochável no sentido figurado (fazendo paralelo ao ato de falhar), também seria impossível estar livre de possíveis perdas de ereção no sentido literal.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?