Hatfishing: saiba por que carecas estão causando polêmica em apps de namoro
Especialistas alertam para os problemas de autoimagem que podem ser causados por tentar esconder características físicas ao conhecer pessoas
atualizado
Compartilhar notícia
Dos mesmos criadores do maskfishing – tendência de usar máscaras em fotos de aplicativos de relacionamento para parecer mais atraente, vem aí o hatfishing. Algo como “pesca com chapéu” em tradução livre, o método tem sido usado por pessoas calvas para esconderem a falta de cabelo.
O “chapéu” em questão pode ser qualquer coisa que cubra a cabeça: bonés, toucas, viseiras ou boinas. Nas redes sociais, ao acompanhar a hashtag #hatfishing é possível encontrar memes fazendo piada com fotos de “antes e depois” da diferença de pessoas com e sem chapéu.
De acordo com uma pesquisa encomendada pelo instituto Simone Thomas Wellness, das pessoas que sofrem queda de cabelo ou calvície, 21% já tentaram esconder em aplicativos de namoro ou redes sociais. Destes, 16% usaram um chapéu para fazer isso.
Assim como no caso do maskfishing, mais grave do que uma possível “propaganda enganosa” em um site de encontros são os danos que tentativas como essa podem causar à autoestima de quem as pratica. Uma vez que calvície não é algo que possa ser escondido para sempre, especialistas alertam para as dificuldades de aceitação e distorção de imagem que o hatfishing pode trazer a longo prazo.
Zona livre de hatfishing
Para combater o hatfishing e a pressão criada em cima das pessoas que o praticam, foi criado o Bald Dating (namoro careca, em tradução livre) – aplicativo de encontros apenas para pessoas calvas e seus admiradores.
“Ser careca pode ser muito difícil para algumas pessoas e elas perdem a autoconfiança. Há muitas pessoas que não se importam que você seja careca, e há até mesmo outras que preferem. Nossos membros são homens carecas, mulheres carecas e pessoas transexuais carecas”, diz David Minns, criador do app, no site oficial da plataforma.