metropoles.com

Goze mais! Orgasmo pode melhorar a pele e diminuir o estresse

O Metrópoles separou alguns benefícios que gozar podem trazer a saúde, como melhorar o sono e a pele

atualizado

Compartilhar notícia

Ivan Babydov/Pexels
Orgasmo feminino
1 de 1 Orgasmo feminino - Foto: Ivan Babydov/Pexels

Após uma noite de sexo, você já acordou mais leve e com a pele iluminada, pensando que todos os problemas tem solução? Pois saiba que não se trata de uma simples coincidência. O orgasmo é um processo químico que ativa diversas substâncias no organismo durante o ato.

Os hormônios de bem-estar liberados pela chegada ao clímax trazem inúmeros benefícios, como a melhora do sono, redução do desânimo e depressão, alívio da dor e diminuição do estresse. E mais: ainda dá um glow na pele.  

Se você precisava de mais um motivo para “chegar lá”, tome nota: julho é considerado o Mês do Orgasmo. Oficialmente, a data é comemorada no dia 31, e tem como objetivo ressaltar o papel da sexualidade para a promoção da saúde física e emocional. Por isso, o Metrópoles conversou com especialistas no assunto para te mostrar que gozar vai além do prazer sexual. 

Pesquisas atestam que a liberação de hormônios, como estrogênio, colaboram com a manutenção do colágeno e na redução de inflamações. “A liberação dos hormônios durante o orgasmo pode favorecer sim a melhora da pele; podemos ter uma pele mais bonita e com mais colágeno. Além disso, durante o orgasmo, ocorre uma vasodilatação periférica que pode melhorar a pele como um todo”, comenta o ginecologista da Maternidade Brasília Marcus Vinicius de Paula. 

A ginecologista e obstetra do Grupo Elas Marcelle Domingues Thimoti aponta que, durante o orgasmo, os hormônios liberados colaboram com uma posterior hidratação e elasticidade da cútis. “Esses são efeitos mais diretos, mas outros efeitos do orgasmo são a melhora da circulação sanguínea, o que reduz o estresse e melhora a qualidade do sono. Tudo isso, indiretamente, impacta a pele.” 

Sensação de bem-estar

Em relação à saúde mental, o orgasmo pode reduzir o estresse, diminuir a chance de depressão e outros sintomas psicológicos.

Segundo Marcus Vinicius, o clímax do prazer libera substâncias, como a endorfina, que promovem sentimentos de prazer e de bem-estar, aliviando sensações de estresse e ansiedade, e promovendo felicidade e relaxamento. 

5 imagens
Uma vida sexual ativa e saudável tem impacto direto no bem-estar
O prazer e o orgasmo liberam hormônios responsáveis pela diminuição do estresse e pela melhora do sono
É possível manter a sexualidade ativa e saudável até a terceira idade
No sexo, tudo é liberado desde que com total consentimento de todos os envolvidos e segurança
1 de 5

O sexo é um dos pilares para uma vida saudável, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS)

Witthaya Prasongsin/Getty Images
2 de 5

Uma vida sexual ativa e saudável tem impacto direto no bem-estar

RealPeopleGroup/Getty Images
3 de 5

O prazer e o orgasmo liberam hormônios responsáveis pela diminuição do estresse e pela melhora do sono

Westend61/Getty Images
4 de 5

É possível manter a sexualidade ativa e saudável até a terceira idade

Larry Williams/Getty Images
5 de 5

No sexo, tudo é liberado desde que com total consentimento de todos os envolvidos e segurança

Carol Yepes/Getty Images

“Ele reduz os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, deixando as pessoas menos tensas, mais calmas e com melhora do humor pela liberação de neurotransmissores como dopamina serotonina”, aponta Marcelle. “A relação sexual com outra pessoa também libera ocitocina, o que auxilia na promoção de sentimentos de conexão.”

Confira outros benefícios citados pelos médicos

Fortalecimento da imunidade

A atividade sexual feminina tem o potencial de aumentar a produção de anticorpos, reforçando a proteção contra doenças infecciosas, como gripes e resfriados.

Alívio da dor

O orgasmo promove a liberação de endorfina, substância que auxilia no alívio da dor e da tensão no corpo. Isso pode contribuir para diminuir dores de cabeça e cólicas menstruais.

Redução do estresse

Durante o orgasmo, há uma diminuição na produção de cortisol, hormônio relacionado ao estresse. Além disso, a liberação de serotonina e ocitocina ajuda a diminuir tanto o estresse quanto a ansiedade.

Prevenção da osteoporose

Estudos sugerem que o orgasmo pode ajudar a prevenir o enfraquecimento dos ossos devido ao aumento dos níveis de estrogênio e ocitocina, substâncias importantes para a saúde óssea.

Proteção contra doenças cardiovasculares

Que vai te deixar mais feliz e com a pele bonita você entendeu, mas além disso, a prática regular (e boa!) de atividade sexual melhora a saúde cardiovascular, como redução na pressão arterial e circulação sanguínea.  

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?