metropoles.com

Gemer alto demais no sexo pode gerar multa de condomínio? Veja

A convivência com vizinhos pode ser desafiadora; um dos temas que costuma gerar polêmica e constrangimento é o barulho de sexo e gemido

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
casal na cama tampando os ouvidos com o travesseiro
1 de 1 casal na cama tampando os ouvidos com o travesseiro - Foto: Getty Images

Pesquisas já revelaram que o silêncio é o “barulho” mais temido durante o sexo. Isso porque pode dar a impressão que a pessoa não está curtindo, enquanto a famosa frase  “não para” é mais esperada de seu ouvir. A verdade é que enquanto se é o protagonista desse enredo sexual, as pessoas não se dão conta do incômodo que podem causar a quem está ao redor.

Mulher tentando dormir sem conseguir por causa do barulho
Transar gemendo alto demais pode gerar multa

Acordar de madrugada ou pela manhã com gemidos sexuais produzidos pelos vizinhos é algo muito constrangedor e, com o perdão do trocadilho, pode trazer uma sensação de impotência, principalmente se houver, em casa, filhos pequenos que não compreendem aqueles sons. 

A advogada Solange de Campos César, especialista em direito condominial, explica que o “sossego” é algo assegurado por lei, e todos os moradores têm o dever de respeitá-lo. Via de regra, as convenções condominiais e regimentos internos proíbem qualquer tipo de barulho que possa prejudicar os demais moradores.

“É recorrente a reclamação de condôminos quanto a barulhos provenientes de unidades vizinhas em razão de se exaltarem, um pouco além do desejado, em seus momentos íntimos. Não só pelo barulho, mas também por causar constrangimento e desconforto na comunidade”, aponta a especialista. 

Solange acrescenta que quando os gemidos sexuais de um vizinho estão atrapalhando o descanso ou a tranquilidade dos demais, o síndico precisa agir. Por ser uma situação delicada, é necessário encontrar maneiras respeitosas e eficazes para tratar do tema — o que nem sempre é uma missão das mais fáceis. 

5 imagens
Uma vida sexual ativa e saudável tem impacto direto no bem-estar
O prazer e o orgasmo liberam hormônios responsáveis pela diminuição do estresse e pela melhora do sono
É possível manter a sexualidade ativa e saudável até a terceira idade
No sexo, tudo é liberado desde que com total consentimento de todos os envolvidos e segurança
1 de 5

O sexo é um dos pilares para uma vida saudável, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS)

Witthaya Prasongsin/Getty Images
2 de 5

Uma vida sexual ativa e saudável tem impacto direto no bem-estar

RealPeopleGroup/Getty Images
3 de 5

O prazer e o orgasmo liberam hormônios responsáveis pela diminuição do estresse e pela melhora do sono

Westend61/Getty Images
4 de 5

É possível manter a sexualidade ativa e saudável até a terceira idade

Larry Williams/Getty Images
5 de 5

No sexo, tudo é liberado desde que com total consentimento de todos os envolvidos e segurança

Carol Yepes/Getty Images

 

“Caso uma conversa respeitosa não seja suficiente para resolver o problema, o síndico pode recorrer a outras medidas, como enviar uma advertência. Se não surtir efeito, deve multá-lo, conforme previsão das normas internas, podendo dobrar o valor da multa a cada reincidência, até o limite de 10 taxas condominiais, conforme permissão do Código Civil”, emenda a expert. 

A advogada Ana Carolina Almeida, por sua vez, aconselha o morador que se incomodar com os gemidos altos a gravar um vídeo, filmando o teto ou a parede, apenas para registrar os ruídos, sem expor as partes.

Outra dica é buscar o livro de registros de reclamação do condomínio, tomando cuidado com a forma como vai escrever para não colocar nomes nem expor a intimidade de ninguém, relatando o incômodo.

“Vale falar com o síndico, ainda mais se não quiser expor o ocorrido no livro de reclamações. O síndico é o responsável por conversar com os vizinhos que estão incomodando e aplicando uma advertência. Não deu certo? Aplicar uma multa. Não deu certo? O próprio condomínio pode entrar com uma ação na Justiça pedindo a retirada daqueles condóminos”, finaliza Ana Carolina. 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?