metropoles.com

Entenda se o orgasmo pode aumentar a produção de leite materno

Uma pesquisa aponta que o orgasmo pode estimular a produção de leite materno. Médicos ouvidos pelo Metrópoles explicam e esclarecem o fato

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
mulher branca amamentando em um fundo branco
1 de 1 mulher branca amamentando em um fundo branco - Foto: Getty Images

O Dia Mundial do Orgasmo é comemorado em 31 de julho. Além dos benefícios mais comuns e conhecidos, o clímax feminino pode aumentar a produção de leite materno. Pelo menos é o que aponta um estudo publicado na National Library of Medicine. De acordo com a pesquisa, os níveis de ocitocina da mulher — hormônio responsável pela produção mamária — aumentam consideravelmente após um orgasmo.

“A ocitocina é o hormônio produzido pelo hipotálamo, que tem funções variáveis na fisiologia de pessoas com útero. Esse neuropeptídeo promove as contrações uterinas que acontecem após o parto; ajuda na ejeção do leite materno; e ainda é liberado em relações interpessoais positivas, incluindo as relações sexuais, especialmente quando há conexão afetiva com a parceria”, expõe a ginecologista do Hospital Brasília, Brunely Galvão.

Também chamado de hormônio do amor, a ocitocina é a grande responsável pelo prazer nas relações sexuais.

Orgasmo e a ocitocina

Segundo a pediatra Cecilia Gama, da Clínica Mantelli, o orgasmo traz diversos benefícios para a saúde. “Ele libera a endorfina e a ocitocina, o que ajuda a relaxar e a diminuir o estresse. Porque dá uma sensação de relaxamento profundo e melhora a saúde cardiovascular”.

De acordo com a pediatra, a produção de leite aumenta, justamente, nos momentos de relaxamento das mães. “Descansar e dormir também são essenciais para a produção do leite materno. Apesar de ser um momento difícil para as mamães fazerem isso, é muito importante para a saúde”.

A ginecologista Brunely também afirma que o puerpério envolve diversas mudanças hormonais, que incluem queda de estrogênio, aumento de prolactina e aumento de progesterona. Apesar disso, quando as mulheres chegam ao orgasmo, e a ocitocina é liberada, há momentos de relaxamento que podem ajudar — mas não garantir — a produção de leite.

Outros fatores

A pediatra Cecília aponta que a produção de leite materno é incentivada pela boa alimentação e pela ingestão de líquidos. “Além disso, quanto mais o bebê suga, mais são estimulados os receptores que têm na auréola e mais se intensifica a produção de leite”.

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?