Entenda como o sexo pode se encaixar no estilo de vida vegano
Desde os benefícios da alimentação até os produtos eróticos veganos, entenda como o estilo de vida pode ser levado também para o sexo
atualizado
Compartilhar notícia
Quem é adepto do veganismo como estilo de vida sabe que a prática vai muito além da alimentação. Além de não comer nada que seja de origem animal, a ideia se estende também para vestuário, cosméticos… E sexo.
Mas fica a pergunta: no que consistiria um “sexo vegano”? Uma forma de praticá-lo é estar atento aos ingredientes dos sex toys e cosméticos sexuais utilizados no momento do prazer.
Pensando nisso, a sexóloga Aryanne Marques — vegana e entusiasta do movimento — idealizou itens sexuais sem ingredientes de origem animal.
“Percebi que a maioria dos produtos disponíveis no mercado tinham componentes na formulação que me causavam alergia, então a ideia veio não só do amor por tudo que é vegano, mas de uma necessidade própria e física”, explica.
Ao todo, são quatro géis veganos e eco friendly: um vibrador, com extrato de jambu e maca peruana; um deslizante com óleo natural de calêndula; um beijável de leite condensado e um facilitador com extrato de aloe vera.
Além de seguir os princípios veganos, os cosméticos prometem melhorar a própria experiência do usuário. “Existe uma maior aceitação de peles sensíveis e diminuição do risco a alergias, visto que óleos essenciais, ácidos orgânicos e extratos vegetais agem como os conservantes”, elucida.
O veganismo melhora o sexo?
Na onda do “vegansex“, não é difícil ouvir pessoas que adotam uma alimentação vegana garantindo que a vida sexual mudou para melhor.
Xuxa Meneghel é uma delas. “Se era bom, agora a gente entrou no paraíso […] Eu já tinha muita vitalidade, dobrou”, declarou a apresentadora sobre a vida sexual com o namorado Junno Andrade depois que aderiu ao veganismo.
O nutricionista Gabriel De Santis, especializado em alimentação plant based, garante que a afirmação é verdadeira, mas com algumas ressalvas.
“Vários fatores precisam ser levados em consideração. Mas, como profissional, me sinto confortável em afirmar que, quando realizados de forma apropriada, regimes alimentares veganos ou plant based são capazes de melhorar o desempenho sexual”, diz.
Segundo Gabriel, uma alimentação balanceada, integral e rica em frutas e verduras como a vegana resulta em uma melhora da saúde como um todo, graças à natureza anti-inflamatória e variedade de alimentos ricos em minerais, vitaminas, antioxidantes e compostos bioativos – e o desempenho sexual está incluído.